14° Seminário Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura

Realizado a cada dois anos, o evento promovido pela Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS) conta, nesta edição, com a parceria da Associação Baiana de Suinocultura. Considerado o principal fórum político da cadeia produtiva de suínos do Brasil, o evento conta, tradicionalmente, com o debate dos principais temas e questões importantes para evolução e desenvolvimento do setor suinícola nacional.
A escolha da cidade de Salvador para a realização dessa edição é parte da estratégia da associação para o aumento do consumo de carne suína no Brasil. A região nordeste apresenta um grande potencial para o aumento de consumo da carne suína, mas para isso é preciso organização e consolidação de ações e projetos.
O XIV Seminário Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura reunirá importantes nomes do cenário brasileiro e mundial realizando debates sobre as principais tendências do agronegócio nacional e os reflexos macroeconômicos sobre o setor. Este ano, o tema "Em busca de novos mercados" retrata a atual realidade do setor e o foco das ações da Associação, além de traçar o futuro e estratégias que viabilizem uma nova suinocultura, atenta ao mercado globalizado, moderno e cada vez mais exigente.

PROGRAMAÇÃO
PAINEL - Agronegócio e Produção de Suínos
A produção de alimentos terá que crescer 70% até 2050 para suprir as crescentes necessidades da população mundial, segundo a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO). A estimativa é que haverá 2,3 bilhões de pessoas a mais para alimentar em 2050 e para que haja alimento suficiente os investimentos na agricultura primária terão que aumentar 60%. Potência agrícola natural, o Brasil possui para os próximos anos a chance de se tornar o maior produtor de alimentos do mundo, de forma sustentável.
Diante desse cenário, discutir temas relevantes sobre o futuro do agronegócio brasileiro e qual o panorama para a produção de suínos nos próximos anos são questões fundamentais. Pensando nisso, a ABCS traz em seu primeiro painel os títulos "Desafios na Produção de Grãos e Carnes do Brasil" e "Cenários para o Agronegócio Brasileiro", com a proposta de fomentar o pensamento e reflexão da cadeia produtiva para as mudanças e movimentos do agronegócio moderno.
PAINEL - Desafios da Suinocultura para Próxima Década
Ao longo de anos, a suinocultura, assim como outras cadeias, sofreram adaptações como parte de uma evolução natural do setor, e de seus mercados. Nas últimas décadas é possível visualizar mudanças conceituais expressivas que ocorreram na carcaça suína e no peso de abate, no gerenciamento interno da granja, além de alterações no mercado de carnes, seja interno ou externo. Tais mudanças influenciam na oferta e demanda de carne, fazendo com que o suinocultor se adapte para sobreviver e prosperar na atividade.
Se foi necessário mudanças físicas no próprio suíno, se o mercado da suinocultura passou por profunda modificação, foi necessário também modificar a visão do produtor que se adaptou as novas tecnologias e desejos do consumidor, quando 50 anos transformou o porco-banha em suíno de qualidade, investindo em genética e sanidade.
Por tudo isso, o segundo painel apresenta temas que não ampliarão a visão do produtor como agregarão mais conhecimento sobre sua atuação empresarial, com os temas "Pensando na Produção de Suínos do Futuro"; "Rastreabilidade e Bem Estar Animal: Novos Vetores da Produção de Suínos" e "Barreiras Comerciais, Protecionismo e Exportação".
PAINEL - Mercado e Marketing para Carne Suína no Brasil
Como fazer para que o mercado interno cresça e seja menos sensível a flutuações nas exportações? Aumentando o consumo per capita da carne suína, permitindo que os brasileiros façam valer seu paladar e comam mais do produto nas suas refeições do dia-a-dia. Mas para isso é preciso não mudar sua apresentação nos pontos de venda, como também desenvolver estratégias específicas para atender um mercado de mais de 130 milhões de brasileiros, distribuídos nas classes C, D e E, que movimenta R$ 170 bilhões ao ano. A ABCS aposta no crescimento da renda das famílias e acredita que essa é receita certa para aumentar o consumo.
Nesse contexto, o tema "Perfil de Compra dos Novos Consumidores Brasileiros" será abordado junto ao "Desafios no Varejo de Alimentos: Como vender mais?" apresentando a visão de especialistas sobre as oportunidades e tendências possíveis ao mercado de carne suína dentro do padrão de consumo atual.
Para encerrar o terceiro painel, preparamos uma discussão ao redor do assunto "Refeições Fora do Lar: Uma Oportunidade para Carne Suína", já que o aumento da renda do brasileiro tem impulsionado o setor de food service, que reúne bares, restaurantes, padarias, empresas de refeições coletivas, hotéis, hospitais e outros estabelecimentos que oferecem alimentos prontos para consumo. Esse mercado vem crescendo em média 15% ao ano, desde 2004. A indústria de alimentos e bebidas para a chamada "alimentação fora do lar" já movimenta R$ 100 bilhões por ano no Brasil.
PAINEL - Um Brasil de Oportunidades
O Brasil se consolida como a 8ª maior economia mundial e já responde por 6,9% do comércio mundial da agropecuária, segundo as informações mais recentes, Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), e ocupa posição de destaque na produção e exportação de itens como açúcar, café, suco de laranja, soja, carnes de boi, frango e suíno, além de milho. Com a renda familiar média brasileira em ascensão, está na hora de mostrarmos ao mundo que como a China e Índia, nós vamos crescer via mercado interno. Para constatar essa realidade, o quarto e último painel conta com especialistas na área financeira e econômica sob os temas "Crescimento Econômico, Aumento da Renda e Consumo de Alimentos: O que Esperar para a Próxima Década" e através da análise de um dos maiores cientistas econômicos do país que irá apresentar os novos caminhos da economia brasileira em "O Brasil que dá Certo".

Informações:
Contato: Gessulli Agribussines
Site: www.snds2011.com.br/
Telefone: (11) 2118.3133
E-mail: contato@snds2011.com.br

Informações Gerais

  • 03/08/2011 à 05/08/2011
  • BA - Salvador
    Hotel Pestana - Bahia
  • Gratuíto

Localização do Evento