CI

PecShow vai focar em genética e tecnologia

Feira de Exposição e Vendas de Touros foi aberta nesta quinta-feira (28), no Tocantins


Foto: Marcel Oliveira

Foi aberta oficialmente, nesta quinta-feira (28), a 3ª edição da PecShow - Feira de Exposição e Vendas de Touros e outras espécies de animais selecionados geneticamente. O evento ocorre de maneira 100% presencial no Parque Agrotecnológico de Palmas (TO). 

A PecShow é voltada para o segmento pecuarista e visa fomentar a qualidade do rebanho através da melhoria genética e da transferência de tecnologia no estado. Participam expositores, técnicos, acadêmicos e pecuaristas. Em exposição estão cerca de 180 animais, entre bovinos das raças Nelore, Senepol e Bosmara; ovinos  Santa Inês e Dorper; veículos, tratores, implementos agrícolas e insumos, além de oficinas, rodas de conversas, dinâmicas e palestras voltadas pra o fortalecimento da pecuária tocantinense.

Este ano também, além do ambiente de negócios e dinâmicas, a feira vai sediar a Vitrine PecShow, organizado pelo Vitrine Pecuária, onde serão comercializados presencialmente gado P.O de corte e leite, equinos e ovinos e virtualmente gado comercial. Ao todo serão mais de mil animais.

De acordo com o secretário da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro), Jaime Café, a feira confirma o crescimento do setor pecuarista tocantinense uma atividade geradora de renda  e que movimenta a economia. A carne e os derivados do boi tocantinense, por exemplo, chegam a todas as regiões brasileiras e são exportados a mais de 20 países, especialmente Europa e Ásia. “Nos primeiros 4 meses de 2021 foram R$ 499.783,40 milhões em carne exportada, representando 17% da exportação do Estado (MDIC). Com um rebanho com mais de 9 milhões de cabeça os produtores tem investidos em  tecnologias de melhoramento genético, buscando sempre excelência em produtividade e mostrando assim a  tendência de expansão e  o grande potencial para a economia do Estado”, detalhou.

No ano passado o evento foi realizado de forma virtual, em função da pandemia de Covid-19. Em 2019, na primeira edição, a comercialização bovina alcançou 30% de vendas, sendo elas diretas (realizadas diretamente no evento) e indiretas (realizadas pós  evento). Quanto aos cavalos a percentagem de vendas alcançou 17%, o que demonstrou uma nova alternativa de comercialização para os expositores de equinos. Ao todo foram ofertados 99 animais bovinos, entre eles Senepol, Tabapuã e Nelore; e 12 equinos da raça Mangalarga Marchador.

 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.