CI

Cyklo leva à Bahia Farm Show startups do agro focadas na região do Matopiba

Pela primeira vez na sua história, a Bahia Farm Show contará com a participação de startups que desenvolvem projetos totalmente focados na região do Matopiba


Foto: Elio Rizzo/Divulgação

Pela primeira vez na sua história, a Bahia Farm Show contará com a participação de startups que desenvolvem projetos totalmente focados na região do Matopiba (MA, TO, PI e BA). A Cyklo Agritech – Aceleradora de Projetos e Startups anunciou que terá um estande na feira de tecnologia e inovação agrícola do município de Luís Eduardo Magalhães para mostrar os projetos que estão sendo desenvolvidos pelas jovens empresas selecionadas para fazer parte do seu processo de aceleração de 2020.

As startups estão trabalhando no centro de inovação da Cyklo, inaugurado no segundo semestre do ano passado, em Luís Eduardo Magalhães. Recentemente, a aceleradora investiu R$ 2 milhões nas 10 jovens empresas selecionadas para desenvolver projetos no município do oeste baiano. Cada uma recebeu um aporte de R$ 200 mil em recursos financeiros e smart money, conforme o CEO da Cyklo, Pompeo Scola.

Entre as startups que a Cyklo apresentará da Bahia Farm Show, de 26 a 30 de maio, está a Dióxd, do PR. “A Dióxd desenvolve um projeto de transformação química e física da semente, que recebe uma aplicação de gás carbônico. Quando plantada, a semente entra em contato com o nitrogênio e o oxigênio e tem um crescimento acima de 12% na comparação com as sementes que não têm igual tratamento.”

O projeto da Dióxd já está sendo testado pela Cyko no município. “Estamos fazendo os protocolos científicos para validarmos a pesquisa. Para tanto, começamos um plantio MVP [prova de conceito] de 60 kg de sementes de feijão tratadas com gás carbônico. Também plantamos um lote de soja no centro de pesquisa. Paralelamente, iniciamos a comercialização e a execução de MVPs [produto mínimo viável] para que tenhamos ideia da eficiência do produto.”

Tecnologia orgânica

A Cyklo também levará à Bahia Farm Show a Agroper, do RS. “Ela desenvolveu material de aceleração orgânica que pode ser aplicada no solo ou nas plantas, em lavouras ou em hortas domésticas. O produto é 100% livre de metais pesados, totalmente orgânico e repõe 11 micronutrientes no solo e nas plantas, de forma integralmente natural”, destaca o CEO da aceleradora.

O acelerador de crescimento da Agroper já tem MVP para soja, morango e outros culturas. “Agora, estamos fazendo os protocolos de testes aqui no Matopiba e trabalhando a modelagem comercial, a fim de impulsionar essa jovem empresa que oferece um produto que reduz o custo de aplicação de defensivos e do trato cultural, além de dar qualidade ao solo.”

Outra startup que estará no estande da Cyklo na feira de Luís Eduardo Magalhães é a Kalliandra, do oeste baiano. “A Kalliandra desenvolve automação para fazendas na área de medição do solo, de temperatura e de umidade. O diferencial é que ela criou sensores que trabalham em qualquer tipo de solo.”

Além disso, completa Pompeo, a Kalliandra fabrica esses sensores, ou seja, ela tem Inteligência de tecnologia para produção do equipamento. “O objetivo da aceleração da Kalliandra é buscar um modelo em escala industrial”, assinala, pontuando que os sensores da startup podem chegar ao mercado com um preço entre 30% e 50% menor que os da concorrência.

Pompeu aponta ainda como uma atração das atrações a ser conferida na Bahia Farm Show o trabalho da israelense Rivullis/Manna. “Ela está desenvolvendo um modelo de aceleração comercial no Matopiba para um produto, já validado no exterior, que faz a gestão da aplicação de água nos pivôs de irrigação. Ou seja, é uma tecnologia que indica a quantidade de água que o produtor deve usar nos pivôs, possibilitando uma economia do potencial hídrico.”

Além dessas quatro startups, a Cyklo levará outras seis jovens empresas inovadoras à Bahia Farm Show. Elas igualmente apresentarão ao mercado os projetos que estão desenvolvendo no Matopiba.  

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.