2º Ciclo de Palestras da Embrapa na ExpoMS Rural 2017

Segundo Ciclo de Palestras da Embrapa é gratuito na Acrissul



Será no dia 29 de agosto, terça-feira, a partir das 14 horas, no auditório da Acrissul que a Embrapa realizará sua participação na ExpoMS Rural 2017 com Ciclo de Palestras técnicas para o público envolvido em pecuária. Para assistir as palestras os interessados devem preencher um formulário de inscrição disponível no site da Embrapa. É de graça com direito a certificado de participação.

A equipe de transferência de tecnologia da Embrapa Gado de Corte, Unidade de Campo Grande, MS, definiu quatro temas para apresentar este ano e levou em conta assuntos requisitados por produtores e técnicos. A primeira palestra com início às 14 horas será sobre Estação de Monta e Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF). A apresentação será feita pela especialista Alessandra Nicacio que vai abordar a importância da estação de monta e como utilizar a IATF. Vai citar as vantagens da técnica como por exemplo, a facilidade na organização das atividades e homogeneidade dos lotes animais. Respostas de como usar a técnica da inseminação, quando vale a pena, que resultados esperar, entre outras, serão dadas pela pesquisadora Alessandra. Segundo ela, o caso de cada produtor deve ser avaliado por um especialista da área de medicina veterinária que irá definir o protocolo a ser utilizado. Na palestra o produtor ou técnico terá a oportunidade de tirar dúvidas sobre o assunto e na Embrapa, desde que se marque hora, o produtor pode buscar orientação e assim ter subsídios para a tomada de decisão.

A duração de cada palestra será de 45 minutos, incluindo a interação com o público. A ideia do Ciclo de Palestras é atender o interesse dos criadores, técnicos e estudantes; ser direta e objetiva. O esquema de palestras curtas deu certo o ano passado e reuniu em torno de 100 pessoas.

A segunda apresentação prevista para às 14h45 será sobre manejo de pastagens com o pesquisador Rodrigo Amorim Barbosa. É o único tema repetido este ano, isso porque a demanda por informações é grande. Os demais são temas novos e requisitados. Amorim vai mostrar que um bom manejo da pastagem faz a diferença e pode dar lucro ao produtor. Da mesma forma que colher a forragem na época certa reflete no desempenho animal de forma positiva. “Manejar bem uma pastagem significa monitorar seu crescimento, cuidar das alturas na entrada e saída de animais e saber usar o pasto de forma correta”, resume Amorim. Ele lembra que cada pasto possui uma característica que deve ser conhecida para dar bons resultados.

Terceira palestra será sobre suplementação na seca

A terceira apresentação será após um intervalo e começa às 15h45 até às 16h30. O tema é bem oportuno: “Estratégias de Suplementação no Período Seco”, com o pesquisador Luiz Orcírio Fialho de Oliveira. A suplementação alimentar na época seca é fundamental para manter o gado nutrido. O pesquisador vai abordar as alternativas de alimentação para esse período, levando em conta a praticidade e economicidade. O uso de capineiras, de plantas leguminosas entre outras opções serão apresentadas. E a última palestra do Ciclo será às 16h30 com o pesquisador Luis Otávio Campos da Silva que falará sobre o melhoramento genético animal. Informações sobre avaliações genéticas, procedimentos e ferramentas visando animais melhoradores e melhorados, serão abordadas durante a exposição do especialista.

Além do Ciclo de Palestras, durante a ExpoMS Rural o visitante também poderá conhecer a vitrine de forrageiras da Embrapa com os últimos capins lançados pela instituição.

E as inscrições para participar do Ciclo de Palestras estão abertas e devem ser feitas pelo site

https://www.sympla.com.br/ciclo-de-palestras-da-embrapa-na-expoms-2017__175919 .

Informações Gerais

  • 29/08/2017 à 29/08/2017
  • MS - Campo Grande
    Acrissul, R. Américo Carlos da Costa, 320 - Vila Carvalho, Campo Grande - MS
  • Website do Evento
  • Gratuíto

Localização do Evento

Programação