2º Congresso Brasileiro de Jornalismo Ambiental


Jornalistas brasileiros e convidados internacionais estarão reunidos de 10 a 12 de outubro, em Porto Alegre, no 2º. Congresso Brasileiro de Jornalismo Ambiental. As conferências, painéis e oficinas terão lugar no complexo do Salão de Atos da UFRGS, junto à mais tradicional área verde da capital gaúcha, o Parque Farroupilha. """"Aquecimento Global: Um Desafio para a Mídia"""", é o tema do evento, organizado pelo Núcleo de Ecojornalistas do RS e dirigido aos profissionais da imprensa, professores, pesquisadores e estudantes universitários.

Pouco tempo se passou desde o primeiro congresso, em Santos, em 2005. No entanto, os acontecimentos mundiais na área ambiental se precipitaram, tornando ainda mais aguardado e necessário este segundo encontro. Desde muito cedo, tem sido grande a procura por informações de interessados em participar.

Jornalistas
Virão a Porto Alegre, como conferencistas e palestrantes, renomados profissionais do jornalismo ambiental do Brasil e do mundo, representando a grande imprensa, a imprensa especializada, a imprensa alternativa, os produtores independentes e a universidade.
Eles vão compartilhar suas experiências, discutir a atuação, as responsabilidades, as perspectivas dos profissionais e meios de comunicação, diante da crise e perplexidade do planeta às reações da natureza a tanta agressão humana.

Cientistas
Também estarão presentes alguns dos maiores cientistas e especialistas em temas candentes como as mudanças climáticas, recursos hídricos e Amazônia. Será uma oportunidade de contato direto dos participantes com as principais fontes da área ambiental no Brasil.

ONGs
Serão representadas, ainda, ONGs e entidades ecológicas do país, apresentando sua visão e sua crítica à atuação dos meios de comunicação e seus profissionais, bem como sua análise dos impasses ambientais deste início de século.
Como já aconteceu no primeiro congresso, em Santos, este será um momento muito rico de intercâmbio e crescimento de todos que participarem.
Qualificação Profissional

Os objetivos do 2º. CBJA são os seguintes:
 Contribuir para a qualificação profissional na construção de pautas sobre a temática ambiental, apuração de informações e produção de conteúdos jornalísticos;
 Incentivar a abertura de novos espaços específicos sobre questões ambientais em todas as mídias, consolidar e ampliar a sua presença em outras editoriais além da Geral, especialmente Economia/Finanças e Política;
 Estimular estudantes e profissionais de Comunicação, em particular de Jornalismo, para a pesquisa e produção acadêmica na área ambiental;
 Possibilitar à sociedade o contato com importantes temas da realidade ambiental do país e do mundo.

Apoio Institucional
Para a realização do evento, já contamos com apoio institucional do Ministério do Meio Ambiente (MMA), Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luiz Roessler (FEPAM), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), Associação Riograndense de Imprensa (ARI) e Sindicato dos Jornalistas no Rio Grande do Sul. E a importante colaboração da Rede Brasileira de Jornalismo Ambiental.
A confirmar)

Tema: """"Aquecimento Global: Um Desafio para a Mídia""""
Todas as mesas contarão com Jornalistas na Mediação ou condução dos trabalhos.

Informações Gerais

  • 10/10/2007 à 12/10/2007
  • RS - Porto Alegre
    Salão de Atos da UFRGS
  • Website do Evento
  • Gratuíto

Localização do Evento