2º Seminário de Agroecologia de Mato Grosso do Sul

A Embrapa Agropecuária Oeste, a Embrapa Pantanal, a Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural de MS - AGRAER, a Associação de Produtores Orgânicos de Mato Grosso do Sul - APOMS, a Comissão Estadual de Produção Orgânica - CEPOrg-MS e a Superintência Federal de Agricultura - SFA-MS/MAPA realizarão, nos dias 20 e 21 de novembro de 2008, na sede da Embrapa Agropecuária Oeste, em Dourados-MS, o 2º Seminário de Agroecologia de Mato Grosso do Sul. O evento é promovido pela Associação Brasileira de Agroecologia (ABA-Agroecologia) e a Comissão Estadual de Produção Orgânica do Mato Grosso do Sul (CEPOrg-MS).

O evento contará com mesas redondas e debates , abordando temas como: conversão agroecológica, processos organizacionais em rede, comércio justo e solidário e sistemas participativos de garantia (certificação participativa), inclusive com a apresentação de experiências do Paraná, de Goiás e de Mato Grosso do Sul.
Na programação do seminário também consta oficinas teórico-práticas, com os temas: compostagem e vermicompostagem, biofertilizantes, adubação verde, plantas medicinais: produção e processamento, planejamento da produção e consumo saudável de alimentos, controle parasitário alternativo em bovinos, produção caseira de defensivos orgânicos e recuperação de áreas degradadas através de sistemas agroflorestais.

Haverá a apresentação de trabalhos técnico-científicos na forma de pôster e experiências individuais e coletivas em agroecologia desenvolvidas e em desenvolvimento em Mato Grosso do Sul, sob a forma oral e de pôster.

O público-alvo é formado por agricultores, técnicos da extensão, pesquisadores, professores, estudantes da área de ciências agrárias e afins, e outros.

Tendo em vista o avanço da Agroecologia em Mato Grosso do Sul e as iniciativas na maioria das regiões, envolvendo boa diversidade de atores, porém muitas vezes desarticulados, espera-se que o evento seja o ambiente para a interação, a integração, a socialização de tecnologias e conhecimentos, além da troca de saberes em prol do fortalecimento e o desenvolvimento organizado da Agroecologia no Estado.

Local: Palco de muitos eventos, o auditório da Embrapa Agropecuária Oeste, localizado na Rodovia BR 163 km, 253,6, em Dourados-MS, está pronto para acomodar, com conforto e versatilidade, os participantes do II Seminário de Agroecologia de Mato Grosso do Sul.

Mais informação no site do evento http://www.cpao.embrapa.br/seminarioagroecologia2008/

Informações Gerais

  • 20/11/2008 à 21/11/2008
  • MS - Dourados
    Auditório da Embrapa Agropecuária Oeste - Rodovia BR 163 km, 253,6
  • Gratuíto

Localização do Evento