22º Congresso Brasileiro de Entomologia (Insetos)

XXII Congresso Brasileiro de Entomologia – XXII CBE

Na Assembléia Geral da SEB, realizada durante o XXI CBE, de 6 a 11 de agosto de 2006 em Recife, PE, foi aprovada a proposta para o Estado de Minas Gerais sediar o XXII Congresso Brasileiro de Entomologia. Este será, assim, o quarto CBE a ser realizado em Minas Gerais, sendo que o primeiro foi em Viçosa, o XII em Belo Horizonte e o XV em Caxambu. Por sua infra-estrutura favorável, Uberlândia foi escolhida para sediar o XXII CBE. O Triângulo Mineiro é um pólo, não apenas estadual, mas nacional, de desenvolvimento tecnológico, principalmente do segmento agrícola, que tem um peso significativo nas discussões contempladas pelos Congressos Brasileiros de Entomologia.

Considerando o cenário mundial, um dos maiores desafios para o Brasil é a produção de alimentos e de agroenergia, de modo associado à preservação do meio ambiente, com sistemas de produção sustentáveis e capazes de gerar empregos e distribuir a renda para a melhoria da qualidade de vida da população. Partindo dessas premissas, optou-se por focar no XXII CBE o tema Ciência, Tecnologia e Inovação, incentivando-se o empreendedorismo na área de Entomologia e tendo como base o desenvolvimento científico. Adicionalmente, o atual desafio na produção de alimentos não está só no aumento da produtividade, mas, principalmente na produção de alimentos seguros e com o mínimo de impacto ambiental. Esses fatos colocam em destaque as Boas Práticas Agrícolas que têm implicações diretas no manejo de pragas, cujas práticas inadequadas podem se tornar barreiras alfandegárias. Portanto, a construção de um ambiente propício para a discussão desses temas, no âmbito da comunidade científica e tecnológica, constitui ferramenta essencial, tanto para a difusão e transferência de tecnologia, como para a prospecção de demandas de inovação. Essas discussões devem estar associadas aos diferentes segmentos das cadeias produtivas e das agências de desenvolvimento econômico e social, através dos órgãos de assistência técnica e extensão rural.

O XXII CBE está sendo planejado procurando manter o padrão dos Congressos anteriores com inovações. A organização do XXII CBE em 15 temas centrais, foi a de abordar todos os ramos da Entomologia de forma equitativa e de manter os grupos afins mais integrados, propiciando um maior aprofundamento das discussões, sem, entretanto, vedar as interações entre os temas, o que acontece nas reuniões específicas. Para resgatar um pouco mais do conceito fundamental dos congressos científicos, que é a discussão de trabalhos originais, além das tradicionais seções de pôsteres e do concurso de estudantes, os congressistas poderão submeter seus trabalhos originais às seções de apresentações orais de 15 minutos (10 minutos para apresentação + 5 minutos de discussão), cujos resumos serão selecionados para cada tema central. Os demais trabalhos selecionados estarão automaticamente submetidos à seção de pôster, se assim o(s) autor(es) o desejar(em).

Programação: http://www.entomologia2008.com.br/progcientifica.html

Informnações:

Minasplan Ltda.
Rua Frederico Nogueira, 130 • Grajaú • 30430-640 • Belo Horizonte • MG
(31) 3371-3377 • entomologia@minasplan.com.br • www.minasplan.com.br / www.entomologia2008.com.br

Informações Gerais

  • 24/08/2008 à 29/08/2008
  • MG - Uberlândia
    Av. João Neves de Ávila, 1331 - Tibery
  • Gratuíto

Localização do Evento