CI

Abertura da Colheita do Arroz terá área maior

Evento ocorre em fevereiro de 2022, na Embrapa Clima Temperado


Foto: André Matos

Faltando oito meses para a Abertura Oficial da Colheita do Arroz e Grãos em Terras Baixas os preparativos já estão acontecendo na Estação Experimental Terras Baixas, da Embrapa Clima Temperado, em Capão do Leão (RS). 

As áreas receberam a cobertura de inverno para depois receberem o arroz. Falta ainda a sistematização da área que será ocupada com a soja. “Já implantamos a cobertura de inverno com trevo persa e azevém, algo que já é rotineiro nas lavouras gaúchas e mantemos esta cobertura de solo de inverno com pastagens cultivadas e nas vitrines tecnológicas não é diferente”, destaca o coordenador do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) na Zona Sul, André Matos, responsável técnico pela área.

Uma das mudanças para a próxima edição do evento é a ampliação da lavoura para o ato da abertura. Também haverá uma área com pecuária e a irrigação, com pivôs instalados com foco nas culturas de grãos e de pastagens, a exemplo deste ano. “Deveremos ter os três tipos de irrigação, por aspersão, subterrânea e de superfície, conectados com os novos patamares sugeridos pelo evento. A irrigação vai mudar os patamares de cultura de sequeiro e várzea, com a soja estabelecida e uma tendência de crescimento de milho nos próximos anos”, ressalta.

A 32ª edição da Abertura Oficial da Colheita do Arroz e Grãos em Terras Baixas está programada para ocorrer de 16 a 18 de fevereiro de 2022, com o tema "A Produção De Alimentos No Pós-Pandemia. Novos Patamares, Novos Desafios".

O evento, organizado pela Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz), com correalização da Embrapa e apoio do Irga na condução das lavouras, seguirá o formato híbrido com atividades presenciais e on-line. A programação contará com as vitrines tecnológicas, feira, palestras e debates, homenagens e ato da Abertura Oficial.

* com informações da assessoria de imprensa

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.