CI

Reunião do trigo e triticale 2021 recebe trabalhos de pesquisa

Fórum Nacional do Trigo 2021 terá como temática o consumo do trigo


Foto: Eliza Maliszewski

Estão abertas as inscrições para a 14ª Reunião da Comissão Brasileira de Pesquisa de Trigo e Triticale (RCBPTT). Neste ano, o evento será gratuito e on-line entre os dias 27 e 29 de julho e reunirá pesquisadores de trigo e triticale de todo o país nas áreas de Ecologia, Fisiologia e Práticas Culturais; Fitopatologia; Entomologia; Melhoramento, Aptidão Industrial e Sementes; Solos e Nutrição Vegetal e Transferência de Tecnologia e Socioeconomia. A promoção do evento é conjunta, entre a Fundação ABC e a Biotrigo Genética, com apoio da Embrapa Trigo.

Realizado tradicionalmente todos os anos, a Reunião é o principal evento científico de trigo e triticale no Brasil. O presidente da 14ª edição da Reunião e gerente técnico de pesquisa da Fundação ABC, Luís Henrique Penckowski, comenta que a expectativa para o evento é alta já que o trigo vive um bom momento e pela importância de atualizar o conhecimento científico desenvolvido para as culturas já que em 2020 a Reunião foi cancelada em razão da pandemia. “Os desafios são constantes e temos na Reunião uma oportunidade única de reunir os stakeholders que estão envolvidos com a pesquisa, avaliar os avanços e promover a transferência de tecnologia para toda cadeia produtiva”. O espaço também permite a promoção de debates e o direcionamento das prioridades da pesquisa. “Eu costumo dizer que o principal insumo na agricultura é conhecimento e acho que o que a Reunião de Trigo tem de mais importante é poder integrar esses níveis diferentes de conhecimento e transferir para produzir riqueza e principalmente oportunidade para os nossos produtores”, comenta o presidente. Também são avaliados os resultados das últimas duas safras e indicadas novas tecnologias para cultivo nos próximos anos.

André Cunha Rosa, que presidiu a 13ª RCBPTT e é diretor da Biotrigo Genética, ressalta que é graças ao conhecimento científico e realização das reuniões que a produtividade, qualidade e segurança das culturas do trigo e triticale tiveram avanços significativos nas últimas décadas. “O desenvolvimento das novas tecnologias e a atualização das orientações de manejo são responsáveis pelo progresso nas propriedades. O agricultor colhe mais, vende melhor e tem mais segurança no seu negócio. Outro importante legado é o avanço na qualidade nas diversas regiões do país. “Hoje em todo o Brasil se produz trigo com uma qualidade vista pela indústria como muito boa para panificação, mas também se evoluiu com o desenvolvimento de trigos para nichos específicos, como massa, biscoito e outros, além de novas tecnologias que modificam o manejo como herbicidas, fungicidas e outros”, explica André.

Apresentação de trabalhos

Durante a Reunião são apresentados dezenas de trabalhos científicos. André comenta que são pesquisas desenvolvidas pelas universidades, órgãos públicos e por instituições privadas. “Muitos trabalhos promovem efetivamente uma modificação nas indicações técnicas, mas tem outros trabalhos, que embora não gerem mudanças imediatas, melhoram o nível de conhecimento nas culturas e estimulam o avanço dessas pesquisas a curto e médio prazo”, explica André. Os trabalhos que propõe modificações nas indicações são avaliados pelos especialistas e as modificações aprovadas são incorporadas na publicação do livro Informações Técnicas para Trigo e Triticale – Safra 2022, que contém as indicações de medidas de manejo bem como novas cultivares e produtos, bem como toda tecnologia que já é de conhecimento geral do triticultor tradicional, mas muito importante para novos entrantes. O livro é distribuído gratuitamente para toda a cadeia e disponibilizado também em PDF no site da Reunião.

Para submeter um trabalho é preciso se inscrever para o evento e enviar resumo expandido até o dia 25 de junho. Serão aceitos resumos referentes às culturas do trigo e do triticale, cujo conteúdo esteja relacionado, direta ou indiretamente, com o tema  Técnicas para as Culturas do Trigo e do Triticale". As apresentações de trabalhos selecionados acontecem no formato oral pela plataforma de reunião zoom e todos os resumos serão publicados no site.

Fórum Nacional do Trigo

Paralelamente ao evento, acontece o Fórum Nacional de Trigo 2021. Realizado pela Embrapa Trigo e com o apoio da Fundação ABC e da Biotrigo, o Fórum vai abordar em diversas palestras e debates o consumo do trigo, desde a cadeia produtiva até o consumidor final. O Fórum acontecerá no dia 26 de julho com transmissão ao vivo pelo canal do YouTube da Reunião de Trigo.

As reuniões da Comissão Brasileira de Pesquisa de Trigo e Triticale são realizadas há mais de meio século no país. As discussões científicas integram pesquisadores, acadêmicos e todos os elos da cadeia tritícola com o objetivo de gerar e divulgar novas tecnologias, viabilizando a qualidade, aumento da produtividade, buscando vencer os desafios encontrados nas culturas. 

Serviço

26 de julho: Fórum Nacional do Trigo 2021
27, 28 e 29 de julho: 14ª Reunião da Comissão Brasileira de Pesquisa de Trigo e Triticale
(RCBPTT)
Inscrições de trabalhos no link
Transmissão das plenárias e do Fórum: YouTube
Apresentação de trabalhos: Zoom

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.