28ª Exposição Nacional de Orquídeas

Informações
Exposição traz orquídeas nacionais e internacionais a Jaboticabal
Em sua 28ª edição, a Exposição Nacional de Orquídeas será em setembro com aumento de 25% no número de expositores

A 28ª Exposição Nacional de Orquídeas de Jaboticabal, com a mostra de plantas de origem nacional e internacional e a participação de aproximadamente 350 expositores, ocorre entre os dias 9 e 11 de setembro. O evento, com entrada franca, é uma realização da Associação Jaboticabalense de Orquidófilos (AJO), com apoio da Prefeitura
Câmara Municipal, e ocupará a Estação de Eventos "Cora Coralina", na Praça do Café, s/n.
Este ano, a exposição terá um número maior de participantes com a presença de cerca de cinquenta associações filiadas à Coordenadoria das Associações Orquidófilas do Brasil (CAOB). Isso equivale a um crescimento de quase 25% em relação ao ano passado, quando participaram quarenta e uma associações.
A AJO estima que o volume de negócios realizados agora ultrapasse os R$ 100 mil alcançados na última edição, calculados levando-se em consideração o número de vendedores.
“O Brasil é riquíssimo em espécies de orquídeas e possui uma espécie valorizadíssima atualmente que são as Cattleyas Walkerianas, cobiçadas por orquidófilos do mundo inteiro e que alcançam cifras altíssimas de comercialização, quando o proprietário se propõe a negociar, o que raramente acontece quando a planta é exemplar de excelente qualidade”, 
afirma o orquidófilo Ronald Orney Gallo, presidente da AJO.
A 28ª exposição vai ocupar uma área total 4.500 metros quadrados com exposição, comercialização de mudas e plantas, vasos e tudo o que for necessário para o cultivo de orquídea em casa, além de apresentações musicais, artesanato, praça de alimentação, oficinas e palestras. Sete orquidários profissionais de Jaboticabal, Jarinu, Várzea Paulista, Analândia, São Pedro, Caieiras - Orquidário Bom Jesus, Recanto da Serra, Orquiborsi, Biorchids, Bella Orchidea, Emanuel, participarão com vendas de plantas floridas ou mudas, diariamente, oriundas das diversas regiões do Brasil, Peru, Colômbia, Tailândia, Nigéria, Serra Leoa e Japão.
Após a avaliação dos juízes credenciados pela CAOB e convidados pela AJO, será formado um podium com as três melhores plantas das categorias: híbridos, espécies, avançadas, botânicas e exóticas. Ao contrário da apreciação apenas estética feita pelo leigo, quem faz o julgamento de orquídeas percebe detalhes diferentes. “Um bom juiz 
observará: forma, coloração, cerosidade de pétalas e sépalas, cultivo, nomenclatura correta, higidez, floração entre outros itens”, explica o especialista.
De acordo com o livro “Orquídeas Brasileiras”, de autoria de Sérgio e Delfina de Araújo, o número de gêneros de orquídeas no mundo está estimado em 600 e o número de espécies entre 25.000 e 30.000, sendo que o Brasil possui, aproximadamente, 2.500 espécies. Já o número de híbridos registrados mundialmente, já ultrapassou a marca dos 100.000.
“Para admirar uma orquídea, ao olhar do leigo, basta amor à primeira vista. Viu, gostou, contaminou-se pelo vírus da orquidofilia, não há vacina que torne a pessoa imune, torna-se orquídea/dependente”, brinca Gallo.

Sobre a AJO
A Ajo conta hoje com 25 associados. Para ser associado, basta ser colecionador, inscrever-se e participar das reuniões mensais todas as segundas e terças-feiras de cada mês, nas dependências da Câmara Municipal.Jaboticabal, no interior de São Paulo e a 346 quilômetros da capital,  conta com dois orquidários profissionais: o Bom Jesus e o da Serra. 
Mas são vários particulares e com um número significativo de orquidófilos amadores.

Programação

Dia 09/09 – sexta
8h - Recebimento das orquídeas para a competição e para a exposição.
13h - Início do julgamento pelos juízes credenciados pela CAOB
convidados pela AJO.
20h – Abertura à visitação pública
Apresentação de banda musical e coral no palco principal.

Dia 10/09 – sábado
9h às 21h – Aberta à visitação pública

Dia 11/09 – domingo
9 às 16h – Aberta à visitação pública
15h – Premiação
17h – Encerramento

Organização:Associação Jaboticabalense de Orquidófilos (AJO)
Apoiadores : Prefeitura e Câmara Municipal de Jaboticabal

Informações Gerais

  • 09/09/2011 à 11/09/2011
  • SP - Jaboticabal
    Estação de Eventos "Cora Coralina" - Praça do Café, s/n
  • Gratuíto

Localização do Evento