3ª Edição do curso de Doma Racional de Zebuínos

O curso que tem como objetivo indicar os caminhos certos, com total respeito para com o Zebu, e será ministrado pelo coordenador do Projeto Doma no Brasil, José Eduardo Borba, um dos profissionais mais renomados do país no assunto. Durante as aulas o participante vai ser induzido a aprender ser o mais honesto possível com o animal, a respeito de si próprio, do seu gado e da maneira de lidar com ele. “A Doma do boi não é o mais importante. O importante é a Doma do homem”, explica Borba, que complementa, “a Doma aborda a maneira de ensinar as pessoas a lidar com o gado de pista, desafiando-as a exercitar: o discernimento, a educação, o refinamento, as boas maneiras, a firmeza, a consciência, a compaixão, a psicologia e o carinho psicológico, a dor física, a coerção e a exaustão”.



De acordo com a zootecnista da APCN, Angela Bittencourt, o curso profissionalizará os apresentadores de animais em pistas de julgamento. “Percebemos a necessidade de vários criadores em encontrar profissionais especializados nesse assunto”, relata. “Estamos propondo agora um boi treinado para ser apresentado em pista, tanto de leilão como de julgamento. Ele tem que saber o que está fazendo ali, assim como o boi que puxa o arado ou a carroça sabe o que se espera dele”, complementa Angela.



A APCN já formou duas turmas do Curso de Doma, que ocorreram em 2003 e 2004 com um enorme sucesso, somando a participação de cerca de 40 profissionais. O curso pode ser feito por qualquer pessoa, seja ele um profissional ou apenas um interessado pelo assunto e é dividido em três partes: doma racional do animal xucro, apresentação dos animais na pista e posicionamento/ comportamento do apresentador.



As inscrições podem ser efetuadas diretamente com a APCN, sendo que no valor já está incluído a hospedagem, alimentação e transporte dos participantes do curso.

Informações Gerais

  • 12/02/2007 à 16/02/2007
  • SP - Bauru
    Recinto de Exposições Melo Moraes
  • Website do Evento
  • Gratuíto

Localização do Evento