CI

Webinars vão debater biosseguridade na produção de aves e suínos

As inscrições são gratuitas e limitadas para cinco módulos


Foto: Pixabay

A SANPHAR Saúde Animal realizará uma série de eventos on-line, o SANTalks #Biosecurity, com o objetivo de abordar as principais tendências e conceitos de biosseguridade e apresentá-los ao mercado de forma prática e objetiva. O evento contará com a participação de palestrantes renomados e será distribuído em cinco módulos entre 21 de julho e 17 novembro de 2021, às 18h (horário de Brasília), no canal oficial da SANPHAR no YouTube. “Convidamos todos os envolvidos na produção de aves e suínos, independentemente da fase de produção, a acompanhar essas discussões de alto nível e relevância. Queremos realizar uma abordagem técnica e sistêmica do conceito de biosseguridade e, dessa forma, transmitir a mensagem do que, efetivamente, o mesmo deve ser aplicado em todos os sistemas de produção, não importando o tamanho ou o tempo de existência do sistema”, destaca Ana Caselles, gerente técnica de Aves para América Latina da Sanphar.

Como trabalhar com biosseguridade de forma efetiva é o ponto central dos webinars, além dos demais temas relacionados, como o entendimento de epidemiologia e dinâmica de infecção, o protocolo de desinfecção e trocas de experiências com apresentação de cases de sucesso.

“Em situações de alto custo de produção, a biosseguridade assume importância ainda maior, uma vez que problemas sanitários oneram muito o sistema produtivo, reduzindo o desempenho zootécnico e aumentando as perdas devido à mortalidade de animais na fase inicial. Biosseguridade deve ser encarada como investimento necessário e não negociável. Sanidade tem que ser o principal patrimônio das atividades”, esclarece Paulo Eduardo Bennemann, Gerente Técnico de Suínos para América Latina da SANPHAR Saúde Animal.

A busca pela produção de proteínas animais com uso racional de antibióticos é demanda do mercado. Para atingir esse cenário, Bennemann destaca que a necessidade da adoção de práticas de biosseguridade significa reduzir pressão de infecção. Não se trata somente de um conceito estrutural. É mudança de atitude”, destaca Gerente Técnico de Suínos para América Latina da SANPHAR Saúde Animal.

Confira o cronograma e temas que serão abordados no SANTalks #Biosecurity:

Módulo 1: 21 de julho

Biosseguridade: custo ou oportunidade?

Investir em biosseguridade não pode ser encarada somente como um custo em um sistema de produção. Os benefícios são difíceis de serem mensurados, no entanto, os prejuízos sanitários são grandes quando ocorrem.

Módulo 2: 18 de agosto

Aspectos epidemiológicos de biosseguridade

O entendimento da cadeia de transmissão de potenciais agentes patogênicos e o risco de cada um deles é fundamental para que possamos planejar, implantar e monitorar um programa de biosseguridade. 

Módulo 3: 22 de setembro

Desinfecção: entendemos o que estamos fazendo?

Qual é o nosso desafio sanitário? Conhecer o agente patogênico é chave para a utilização de ferramentas assertivas de limpeza e desinfecção. Conhecemos as diferentes formas de ação e critérios de escolha para o uso de desinfetantes?

Módulo 4: 20 de outubro

Biosseguridade além da granja: pontos críticos a se considerar

Como monitoramos nosso programa de biosseguridade? Que ferramentas temos à disposição? Qual a importância do fluxo de veículos e comportamento das pessoas para o sucesso de um programa de biosseguridade? Questionamentos importantes, porém, pouco explorados.

Módulo 5: 17 de novembro

O que temos de novas oportunidades em biosseguridade?

Desinfecção a seco: um novo conceito que vem para auxiliar na redução da pressão de infecção na produção de aves e suínos. Experiência global e nacional da utilização desta ferramenta.

“Plantéis cada vez maiores e sistemas de produção mais intensivos expõem os animais aos riscos de contaminação por agentes infecciosos invisíveis, que podem reduzir seu desempenho. Pensando nisso, criamos o SANTalks #Biosecurity, que reunirá os principais especialistas do setor para debaterem em 5 módulos incríveis os principais temas relacionados à biosseguridade na produção de aves e suínos. A série SANTalks reforça o compromisso da Sanphar em criar e compartilhar conteúdos relevantes para promover o aperfeiçoamento técnico da cadeia produtiva de proteína animal”, finaliza Everton Gardezan, coordenador de marketing da SANPHAR.

As palestras terão tradução simultânea para o espanhol. As inscrições já estão abertas e são limitadas. Detalhes no link.

 

 

 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.