CI

Evento debate manejo de trigo para pastagem e silagem

Webinar gratuito também vai discutir os novos cenários para a pecuária de leite e de corte


Foto: Divulgação Biotrigo/Rafael Czamanski

A alta do dólar, que elevou o valor das commodities de soja e milho, favoreceu ainda mais a entrada do trigo no mercado de nutrição animal, tanto para a produção de silagem, quanto de pastejo. O uso do grão é uma alternativa mais em conta e permite uma dieta com custo-benefício interessante para o produtor. As estratégias de manejo de trigo para a produção de pastagem e silagem e os novos cenários para a pecuária de leite e de corte visando a produção de alimento durante o inverno são os temas do II Webinar Trigo Nutrição Animal. O evento acontece no dia 25 de março, a partir das 19h, com transmissão ao vivo, inscrições abertas ao público e acesso gratuito.

De acordo com o engenheiro agrônomo e Gerente Regional Sul da Biotrigo, Tiago de Pauli, esse segundo webinar terá a presença de palestrantes renomados com atuação no segmento de nutrição animal. "Vai ser um evento bem técnico, focado em sanar as dúvidas dos pecuaristas. O foco principal é levar informação de qualidade para que o produtor possa ter mais sucesso na sua propriedade", explica.

Entre os palestrantes confirmados está Wagner Beskow, Ph.D em sistemas pastoris pela Massey University (NZ), sócio-diretor, pesquisador e consultor da Transpondo Pesquisa, Treinamento e Consultoria Agropecuária. Segundo Wagner, o evento acontece em um momento determinante para o produtor, em que ele deve decidir o que vai plantar em cada área no inverno. A primeira recomendação é o cuidado com a semente. "Não se economiza em qualidade de semente, não se trabalha com sementes que não tenham um processo de fiscalização ou de certificação por trás. Economias nesse sentido saem muito caro". O sucesso do alimento a ser produzido no inverno vai depender da compreensão da importância da adubação e manejo. "O produtor normalmente acredita que basta comprar um material superior, plantar de qualquer maneira na propriedade e ter resultado. Chamamos a atenção para o que vem antes: implantação correta, adubação e manejo. Dominando isso, o produtor tem condições de usar materiais superiores". Essa combinação de genética vegetal dentro da semente, com adubação correta e manejo adequado, seja de pastejo ou de corte, é determinante.

Para o palestrante, os trigos há muito tempo têm tido seu lugar nesse mercado. "O trigo para pastejo, por exemplo, pode ser implantado mais cedo sem grandes problemas. É mais precoce, então vai dar o primeiro pastejo antes, o que é muito bem-vindo. Tem alta qualidade e boa produção de massa. Isso preenche uma lacuna dentro do sistema de produção e das estratégias do uso de forrageiras", explica. Segundo ele, o grande erro de alguns produtores é justamente não atentarem para a importância do investimento em conhecer o material. "Esse é o ponto que deveremos abordar durante a palestra ‘Estratégias de uso de forrageiras anuais de inverno para alta rentabilidade da produção animal’", comenta.

Posicionamento técnico

Durante o Webinar, o médico veterinário e supervisor de Nutrição Animal da Biotrigo, Alessandro Caseri, vai apresentar a palestra "Como podemos contribuir com o futuro da sua propriedade?". De acordo com Alessandro, na empresa rural, o proprietário deve estar ligado em todos os processos e começar a atuar pelos principais gargalos da fazenda. "É comum que se percam nesse processo, haja visto que há sempre muito o que melhorar. Porém, como um bom gestor, deve elencar o que é mais importante e urgente. Nesse contexto, certamente, a alimentação animal estará dentro desse ponto de revisão". Durante sua apresentação, Alessandro vai apresentar o posicionamento técnico dos materiais da Biotrigo Genética para nutrição animal. "O alto potencial genético das cultivares, aliado com o correto posicionamento técnico, farão o produtor dar um passo bastante importante em busca de melhores resultados dentro de sua atividade", completa.

Inscrições gratuitas

Os participantes também terão a oportunidade de conferir a palestra "Tecnologias em nutrição para propriedades de leite", com o zootecnista e especialista em nutrição de ruminantes leiteiros e gerente coorporativo UNE Produção Animal da Cotrijal, Renne Granato. O evento terá a apresentação do gerente comercial para a América Latina da Biotrigo Genética, Fernando Wagner. Para ver a programação completa e fazer a inscrição, basta acessar o link. 


 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.