CI

Workshop debate o protagonismo feminino no agronegócio

Encontro de Lideranças do Agronegócio (ELA-RS) aconteceu no Sindicato Rural de Passo Fundo


Produtoras rurais, engenheiras agrônomas, zootecnistas, veterinárias, professoras e estudantes do setor formaram o público que lotou o auditório do Sindicato Rural de Passo Fundo (RS) para prestigiar o Workshop ELA-RS (Encontro de Lideranças do Agronegócio) - Mulheres Construindo através da Cooperação.

O evento aconteceu no dia 10 de dezembro e reuniu lideranças femininas do agronegócio gaúcho, promovendo a troca de experiências e a atualização. Quase 200 pessoas de 41 municípios do RS tiveram a oportunidade de ouvir histórias inspiradoras de mulheres que se destacam por sua atuação profissional no setor primário.

“Toda mulher é uma líder”. Estas foram as palavras da engenheira agrônoma e produtora rural Celi Webber Mattei, que deu início às atividades do Workshop com a palestra “Liderança e Protagonismo Feminino”.  De acordo com a responsável técnica da Sementes Webber, de Coxilha, a mulher sempre exerceu o seu papel de liderança dentro da família, e cada vez mais está se tornando protagonista “fora da porteira”. “É importante buscarmos autoconhecimento e apoiarmos a liderança de outras mulheres, para que cada vez mais estejamos mais representadas na política, em cooperativas e em empresas”, destacou Celi.

A coordenadora de Pesquisa e Desenvolvimento da Fundação Pró-Sementes, Kassiana Kehl, ministrou a palestra “Assistência Técnica: rotação de culturas, escalonamento de cultivares e fertilidade do solo”. A engenheira agrônoma enfatizou a importância das mulheres buscarem informação e conhecimento como formas de se destacar no mercado de trabalho. Kassiana também falou sobre o uso correto de implementos agrícolas, gestão de custos da propriedade rural, escolha e escalonamento de cultivares e sobre a relevância do sistema de plantio direto e da rotação de culturas como aliados da conservação do solo.

A zootecnista e professora da área de ciências agrárias da UNICRUZ, Daniele, Furian Araldi, observou que as mulheres estão tomando conta dos cursos do setor. De acordo com ela, o público feminino representa aproximadamente 30% dos estudantes de agronomia e 50% dos de medicina veterinária. “Sabemos que ainda existe discriminação de gênero, por isso eventos como o ELA-RS ajudam a nos fortalecer”, observou. Em um momento em que a carne bovina teve um aumento significativo, Daniele abordou o tema “Sistemas para Intensificação da Pecuária de Corte” em sua palestra. Ela destacou a sustentabilidade econômica, social e ambiental como pilares de um sistema de produção lavoura-pecuária, mostrando alternativas para agregar valor às propriedades rurais.

ELA-RS 2020

Em diversos estados brasileiros, mulheres que atuam no setor agropecuário reúnem-se para a realização de eventos voltados para elas. No Rio Grande do Sul, esta lacuna foi preenchida pelo ELA-RS (Encontro de Lideranças do Agronegócio) - Mulheres Construindo através da Cooperação.

No Workshop realizado no dia 10 de dezembro, foi lançado o 1º ELA-RS, que será realizado no dia 28 de abril de 2020 no Centro de Eventos da UPF (Universidade de Passo Fundo). Na ocasião, foram escolhidas as embaixadoras do evento, mulheres líderes de suas regiões que ficaram encarregadas de divulgar o evento do próximo ano, quando são esperadas aproximadamente 1.000 participantes. Serão discutidos assuntos como liderança feminina, gestão financeira, assistência técnica, novas tecnologias, sucessão familiar, autoconhecimento e cuidados com a saúde.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.