42ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia - SBZ

A Sociedade Brasileira de Zootecnia – SBZ foi criada em 1951, três anos depois da aprovação da Declaração Universal dos Direitos Humanos pela Organização das Nações Unidas – ONU, e também da criação da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência - SBPC. É contemporânea do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES, época considerada o marco de implantação da ciência no Brasil.
Na reunião de Piracicaba, a cidade de Goiânia foi sugerida para sediar a 42ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia – SBZ, tendo como slogan “VAMOS EMPREENDER UMA NOVA MARCHA PARA O OESTE”, como uma alusão à “marcha para o oeste” iniciada por Getúlio Vargas e concluída por Juscelino Kubistchek.
A realização do evento em Goiânia traz vantagens, pela sua localização central e a cidade oferece ótimas condições para a realização de evento desta natureza. Goiânia é uma cidade moderna e dinâmica, com suas avenidas largas e praças floridas, mas que não perdeu aquele jeito amável e hospitaleiro do pessoal do interior.
A SBZ conta hoje com mais de 2.000 sócios, o que faz dela uma das maiores sociedades científicas do mundo. Durante todo este período esta sociedade promoveu reuniões anuais com a participação expressiva dos mais atuantes representantes dos profissionais autônomos, das universidades, de instituições de pesquisa, de extensionistas e de estudantes. A sobrevivência e a consolidação desta sociedade científica ocorreram como resultado da participação efetiva dos profissionais e da capacidade de inovação e da atualização que as diversas diretorias demonstraram ao longo dos anos.
As reuniões anuais dos primeiros anos foram interrompidas em 1956, sendo somente retomadas em 1969 a partir de quando ocorreram de forma ininterrupta até hoje. Ao longo deste tempo, o conteúdo programático vem sendo ajustado às demandas da sociedade em geral, o formato da reunião também tem sido dinâmico e a forma e o tamanho dos resumos, bem como as apresentações vêm sofrendo ajustes temporais.
Na reunião de 1969 contou com a apresentação de 72 trabalhos, na de 2003 foram apresentados, cerca de 1.250 trabalhos, em 2004 foram apresentados 1.729 trabalhos para 2005 deverão ser apresentados cerca de 2.000 trabalhos científicos inéditos contendo os resultados de pesquisas realizadas pelas diversas universidades e instituições de pesquisa distribuídas pelo país. Estes trabalhos abrangerão as mais importantes áreas da zootecnia, quais sejam, bioclimatologia e etologia, forragicultura, manejo e reprodução, melhoramento animal, nutrição de não ruminantes, nutrição de ruminantes, pequenos animais domésticos e animais silvestres.


COMISSÃO ORGANIZADORA

Informações Gerais

  • 25/07/2005 à 28/07/2005
  • GO - Goiânia
    Centro de Convenções
  • Website do Evento
  • Gratuíto

Localização do Evento