47º Congresso Brasileiro de Olericultura - 47º CBO

O 47º CBO é uma realização da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB.

É a terceira vez que a Bahia sedia o evento, que deverá contar com apoio de instituições governamentais e privadas envolvidas com o agronegócio de hortaliças, plantas medicinais, aromáticas e condimentares.

O tema central do 47º CBO é """"Resgatando e Valorizando as Hortaliças Subutilizadas"""". De acordo com os organizadores, o intuito é o resgate e a valorização de inúmeras hortaliças que, a despeito de sua importância nutritiva, estão hoje relegadas a segundo plano ou desprezadas por várias razões. Os organizadores lembram que a FAO (Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação) tem alertado sobre a necessidade do resgate desse recurso alimentar negligenciado que possui enorme potencial para a melhoria da nutrição em várias regiões do mundo onde a fome é o maior flagelo. Além disso, o estímulo ao cultivo e consumo dessas hortaliças poderá contribuir para reforçar o desenvolvimento sustentável da agricultura em base familiar e vai ao encontro da busca da segurança alimentar.

O 47º CBO também dará destaque às hortaliças tradicionais, às plantas medicinais, aromáticas e condimentares, pondo em discussão os avanços e as perspectivas da pesquisa científica no processo produtivo da olericultura brasileira e da América do Sul. Outro aspecto a ser abordado relaciona-se aos benefícios que o consumo de hortaliças pode propiciar à saúde humana e à melhoria da qualidade de vida da população.

Entre outros temas que farão parte da programação do evento, incluem-se o cultivo de hortaliças em sistemas orgânicos e protegidos, e de plantas medicinais, aromáticas e condimentares, controle biológico, recursos genéticos, tecnologia pós-colheita, segurança alimentar, desenvolvimento sustentável, preservação ambiental.

A programação está sendo elaborada de modo a atender a todos os segmentos da olericultura. Os assuntos serão apresentados na forma de minicursos, palestras, mesas-redondas, apresentação de trabalhos de forma oral (selecionados pela Comissão Científica e Editorial) ou em forma de pôster.

Durante a realização do 47º CBO, os minicursos acontecerão no período da manhã (09h00 às 12h00) e as palestras terão início às 14h00, culminando com a apresentação de pôsteres às 20h00. Na programação constarão ainda reuniões dos grupos setoriais e de trabalho, e de delegados estaduais e internacionais.

A abertura do 47º CBO acontecerá às 20h00 do dia 05 de agosto de 2007, no Centro Cultural e de Eventos do Descobrimento.

Após a solenidade de abertura, será apresentada a palestra """"Resgatando e Valorizando as Hortaliças Subutilizadas"""". Em seguida, será oferecido um coquetel de boas-vindas a todos os congressistas.

Informações Gerais

  • 05/08/2007 à 10/08/2007
  • BA - Porto Seguro
    Centro Cultural e de Eventos do Descobrimento
  • Website do Evento
  • Gratuíto

Localização do Evento