5ª Conferência Sul-Americana de Medicina Veterinária

Mensagem do presidente da V Conferência, Edgar Luiz Sommer, MV
Estou Presidente da V Conferência Sul-Americana de Medicina Veterinária. O fato de estar Presidente significa que a Conferência é de todos nós, portanto não tem """"dono"""", pois sua próxima edição será comandada por um(a) colega, possivelmente de outra área. É a maneira mais ampla, portanto mais moderna, de se enxergar um evento ou mesmo uma entidade de classe, onde o mais importante é o sucesso daquilo que se dirige e não o poder pela coisa em si. E é desta forma que minha vida tem sido pautada, entre erros e acertos, deixando minha marca em benefício de uma coletividade. Há mais de trinta anos, recém formado, oriundo dos pampas do Rio Grande do Sul, fui muito bem recebido em terra bandeirante. Portanto sou grato aos que, não só me receberam, mas também não mediram esforços para me orientar e me aconselhar em vários momentos e aspectos da minha vida. Em retribuição a estes esforços todos, hoje nossa empresa proporciona inúmeros estágios de graduação, preparando os estudantes na caminhada da vida profissional

Esta rápida introdução me conduz ao mais importante da Mensagem do Presidente, inclusive diferenciando-a das habituais. Como médico veterinário jamais pretenderia, pelo menos neste momento, aconselhar quem quer que fosse, até porque ao faze-lo poderia incorrer em erros. Especialmente aos estudantes de veterinária e colegas mais jovens, pretenderia apenas conduzi-los a refletir sobre alguns aspectos da minha experiência profissional. Feitas as devidas reflexões esperaria contribuir com algumas atitudes. Aos que me conhecem sabem que desde o início me dediquei à Radiologia privada. Na primeira década da profissão foquei meus esforços no cavalo de esporte, uma atividade muito técnica. Não interagia com outros aspectos da profissão, como políticos e o próprio mercado. Minha segunda etapa foi de mudanças, dedicada aos pequenos animais. Nesta fase, caracterizada por ouvir mais e falar menos, orientado pela esposa e alguns amigos, comecei a entender que estudar era importante, mas mais importante ainda seria relacionar a atualização dos meus conhecimentos com o mercado, deixando de andar na sua contra-mão. Comecei a investir em tecnologia. Logo em seguida percebi, que também deveria investir em pessoas que pudessem pilotar os equipamentos. Mais recentemente compreendi que necessitava empreender esforços no relacionamento com meu cliente, que valoriza e diferencia meu serviço, basicamente através do atendimento, marketing pessoal e o visual das instalações.

Por fim entendi que precisava conhecer meu cliente, como maior patrimônio da empresa, cujos investimentos são bem inferiores aos da tecnologia. Portanto concluiria a Mensagem do Presidente, convidando-os para a V Conferência Sul-Americana de Medicina Veterinária, a realizar-se de 16 a 19 de agosto de 2005, no Riocentro - Rio de Janeiro.

O sucesso de vocês estará à disposição nas novidades do conhecimento e na troca de experiências, vividas nas palestras, nos stands, nos corredores e nos bastidores da própria Conferência, sempre aliando ao aspecto técnico o conhecimento do seu cliente, afim de surpreende-lo em suas expectativas e criar maior receita. Um forte abraço de quem vislumbra seu êxito. Esta experiência poderá ser seu norte.

Edgar Luiz Sommer, MV
Presidente

Informações Gerais

Localização do Evento