6º Congresso Brasileiro das Raças Zebuínas - Congresso em Uberaba vai discutir a aftosa
















O CONGRESSO

O 6º Congresso Brasileiro das Raças Zebuínas é uma grande oportunidade para você se atualizar sobre as mais recentes tecnologias disponíveis na pecuária. Afim de otimizar sua estada em Uberaba, além da programação plenária, estamos oferecendo quatro minicursos complementares. Dependendo da opção, você poderá participar de até dois minicursos, ou reservar o período da tarde para visitações técnicas ou outras atividades. Os temas principais do congresso são apresentados a seguir.

BIOTECNOLOGIA

Controlar a reprodução animal, além de identificar e multiplicar indivíduos geneticamente superiores são grandes desafios da pecuária moderna. Atualmente já existem tecnologias com essa finalidade para serem aplicadas pelo setor produtivo. O painel de Biotecnologia objetiva abordar as mais novas técnicas de reprodução animal e de identificação de indivíduos para seleção de características produtivas, procurando expor aos participantes a situação atual e as perspectivas futuras de sua aplicação.

AMBIÊNCIA

O conceito de ambiência, no sentido mais amplo, caracteriza o espaço arquitetonicamente organizado e animado, que constitui um meio físico e social, e ao mesmo tempo meio estético e psicológico, especialmente preparado para o exercício de atividades dos seres que nele vivem. Neste painel, o pasto é o ambiente em análise e o gado bovino parte desse ambiente e ao mesmo tempo o sujeito de nosso interesse. O objetivo é discutir a adequação dos sistemas de produção de bovinos aos ideais de preservação ambiental e de promoção do bem-estar humano e animal, com a perspectiva de agregar valor econômico.

MERCADO

A informação com qualidade ocupa posição fundamental para tomada de decisões em um mercado cada vez mais dinâmico e exigente. Saber antecipar as tendências através do entendimento do comportamento do mercado pode significar a permanência no negócio. Neste painel a carne e o leite serão analisados objetivamente, considerando tendências de curto e médio prazo. Estrategicamente a construção de marcas será abordada como um caminho para mercados com alto valor agregado.

CERTIFICAÇÃO

Uma discussão conceitual da importância da certificação de alimentos se torna necessária para qualquer tentativa de analisar a atual conjuntura da rastreabilidade da carne bovina brasileira. No âmbito do agronegócio da carne bovina, o relacionamento entre a produção primária e os frigoríficos, assim como as relações verticais entre os demais segmentos desta cadeia, está sendo dificultada pela falta de sistemas de informação e da valorização da qualidade. As iniciativas de ajuste têm sido dificultadas pelo exacerbado individualismo dos agentes da cadeia produtiva e, na maior parte das vezes, iniciativas de médio e longo prazo acabaram sendo totalmente absorvidas pelas medidas e problemas de curto prazo. Neste momento de crise que afligem os produtores e empresários do setor é oportuno entender o que os consumidores globais esperam de nós.




























































































Informações Gerais

  • 06/11/2005 à 09/11/2005
  • MG - Uberaba
    Centro de Eventos Rômulo Kardec de Camargos
  • Website do Evento
  • Gratuíto

Localização do Evento