6ª edição da ExpoGenética

A ANCP (Associação Nacional de Criadores e Pesquisadores) participa da 6ª edição da ExpoGenética. O evento acontece entre os dias 17 e 25 de agosto, no Parque Fernando Costa, em Uberaba (MG).

A Associação referência em melhoramento genético está preparando uma série de ações especiais que serão apresentadas no pavilhão 16 durante toda a feira. Nesta edição, a ANCP promoverá fóruns de discussões entre pesquisadores, técnicos e criadores abordando questões sobre precocidade sexual, objetivos das provas de desempenho, importância da seleção para características de carcaça e aplicabilidade da avaliação morfológica na seleção, a fim de quebrar paradigmas e levar informações técnicas aos participantes.

Em estande próprio e com equipe de consultores para atender aos associados, criadores e interessados em melhoramento genético, a ANCP apresentará as novas ferramentas de avaliação genética, os conceitos, objetivos, vantagens e importância do beneficiamento animal para a seleção e evolução dos rebanhos. Dentro da programação serão apresentados os touros jovens participantes do teste de progênie Reprodução Programada. Os associados da ANCP terão a oportunidade de adquirir doses de sêmen desses touros em teste pela RP.

Para Raysildo Barbosa Lôbo, presidente da ANCP, a ExpoGenética é uma excelente vitrine para divulgação e negócios, pois reúne os principais programas de melhoramento genético e selecionadores das raças zebuínas do País. “Esse tipo de evento é muito importante para o setor, pois, além de ser uma grande oportunidade para os pecuaristas divulgarem seus trabalhos e conhecerem as novas tecnologias, proporciona maior visibilidade para o melhoramento genético bovino, contribuindo com a melhoria dos rebanhos brasileiros.”

Durante o evento também haverá o lançamento do Sumário de Touros, edição Agosto/2013, com as avaliações genéticas dos reprodutores das Raças Nelore, Guzerá, Brahman e Tabapuã. O Sumário irá apresentar novidades para o setor e traz o Catálogo de Touros da Reprodução Programada 2013. O lançamento acontece no dia 20 às 18 horas, no Salão Nobre da sede da ABCZ (Associação Brasileira dos Criadores de Zebu).

 

Muitos criadores referências para a pecuária nacional, associados da ANCP, participarão da exposição de animais, como William Koury, da Nelore Jandaia; Rogério Santana, da Fazenda Serra Verde; Gabriel Seraphico, da Fazenda Bacuri; Michel Caro e Patricia Zancaner, da Fazenda Bonsucesso; Luciano Borges Ribeiro, do Rancho da Matinha; Flávio Aranha e Adriana Zancaner, da Fazenda da Bela Alvorada; Jovelino Carvalho Mineiro, da Fazenda Sant’anna; Carlos Eduardo Novaes, do Nelore CEN; Colonial Agropecuária; Agro Maripá; Agro Andorinha; Nelore Quilombo; Naviraí Agropecuária e Unit Santa Clara.

Já os criadores da EAO Agropecuária, Agropecuária Grendene, Eduardo Penteado Cardoso da Fazenda Mundo Novo e Beabisa Agropecuária estarão presentes no pavilhão da Brasilcomz, parceira da ANCP.

Este ano, importantes criatórios, como Terra Brava Agropecuária, Rancho da Matinha, Nelore CEN, Nelore Jandaia, Colonial Agropecuária, Naviraí Agropecuária e Fazenda Camparino promovem leilões de animais avaliados pela ANCP.

 

Os associados, ainda terão a oportunidade de participar do Prêmio Cláudio Sabino, que premiará fêmeas comprovadamente produtivas, com progênies nascidas regularmente, e com avaliação genética positiva. Esse prêmio foi criado como homenagem, “in memoriam”, ao pecuarista Cláudio Sabino Carvalho, grande incentivador da ExpoGenética.

Sobre a ExpoGenética

A ExpoGenética é considerada uma das mais importantes feiras agropecuária do país. O evento reúne os principais selecionadores das raças zebuínas, além dos programas de melhoramento genético e reconhecidas centrais de inseminação. Realizada pela ABCZ, o evento é uma mostra de animais avaliados pelos principais programas de Melhoramento Genético do Brasil.

Informações Gerais

  • 17/08/2013 à 25/08/2013
  • MG - Uberaba
  • Gratuíto

Localização do Evento