CI

"Distribuidores garantem o alimento no mundo", diz Andav

A entidade está completando três décadas de atuação no agro brasileiro


Foto: Pixabay

Com a presença de autoridades e especialistas referência no agronegócio brasileiro a Associação Nacional dos Distribuidores de Insumos Agrícolas e Veterinários (Andav) comemorou seus 30 anos durante um evento virtual nesta quinta-feira (22) com o tema “Pelo fortalecimento do agronegócio brasileiro”. A entidade foi fundada em 18 de outubro de 1990 e já conta com mais de 1700 revendas em todo país e 34 diretores voluntários que representam as diferentes regiões e perfis do setor.

O presidente do Conselho Diretor da Andav, Alberto Yoshida, relembrou estas três décadas de trabalho. A entidade surgiu com pouco mais de 10 associados em um momento onde o agronegócio brasileiro começava a avançar. Para se ter ideia em 1990, segundo o IBGE, a produção brasileira de soja, principal commoditie atual, era de apenas 19 milhões de toneladas e nesta safra a previsão é de ultrapassar 133 milhões de toneladas. No período entre 1981 a 1992, a produção nacional de fertilizantes em nutrientes superava a quantidade importada. Entre 1990 e 2017, o saldo da balança agrícola do País aumentou quase dez vezes, alcançando US$ 81,7 bilhões.

“A questão da profissionalização sempre foi prioridade e nesses 30 anos tenho certeza que somos reconhecidos pela sociedade, indústria e governo por promover ações de incentivo ao setor, às boas práticas e sustentabilidade, além de investir em pessoas para ter o melhor cenário e serviço no sistema de distribuição”, destacou Yoshida. 

O presidente executivo da Andav, Paulo Tibúrcio, falou de futuro. Até 2050 o Brasil terá que crescer 40% para suprir a demanda mundial de alimentos. Hoje o PIB do agro é cerca de 23%, podendo chegar a 40% quando se inclui fertilizantes, máquinas, seguradoras, indústria e afins. “No cenário e desafio de alimentar não só brasileiros mas o mundo, os distribuidores continuam sendo fundamentais. Contem conosco nessa jornada”, destacou. 

Para manter a qualidade, padrão e produtividade o produtor necessita de bons insumos em sua lavoura. Este papel é feito pelos distribuidores. Eles atuam junto ao produtor levando bons produtos, orientações, gestão, tecnologia e fazendo o elo entre a indústria e o campo. O profissional atua desde o planejamento da safra até a colheita de resultados. “A Andav fez sua historia de credibilidade colocando produtos na mão do produtor de forma séria. Se o agro é como é, é porque tem braços como a Andav”, referenciou o presidente da Frente Parlamentar Agropecuária (FPA), deputado Alceu Moreira. 

Representando a ministra Tereza Cristina, o Secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, César Halum, fez questão de enfatizar que a missão da Andav é de extrema importância para o agro. "Ser distribuidor não é apenas vender o produto. É levar ao campo soluções e conhecimentos, capacitando produtores e, acima de tudo promovendo a liquidez ao produtor. Vocês são fundamentais para o nosso crescimento e o Brasil agradece a vocês", comemorou.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.