CI

Melhores cafés serão conhecidos nesta semana

A premiação é organizada pela Expocaccer, maior cooperativa de café do Cerrado Mineiro


Foto: Pixabay

Pela primeira vez na história o público vai poder acompanhar os vencedores do Concurso Campeões Expocaccer. A transmissão será virtual e ao vivo na próxima quinta-feira (15). Os espectadores poderão conhecer os melhores cafés da safra 20/21 e os três primeiros lugares das categorias Natural e Cereja Descascado.

A premiação é organizada pela Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado (Expocaccer), maior cooperativa de café do Cerrado Mineiro. O evento que acontece no maior município produtor de café do mundo, Patrocínio (MG), evidencia os cafés de alto padrão de qualidade produzidos na região.

Com mais de 670 cooperados, este ano a Expocaccer bateu o recorde de amostras recebidas em todas as edições anteriores, alcançando a marca de 238. De acordo com o Presidente do Conselho de Administração da Expocaccer, Glaucio de Castro, outro ponto que também chamou atenção foi a qualidade dos grãos apresentados. “A proporção de peneiras altas aumentou em torno de 5%. Creio que as boas chuvas que tivemos entre dezembro e março e o inverno mais ameno e seco foram alguns dos fatores que contribuíram para aumentar a peneira. O que posso adiantar é que temos verdadeiros tesouros para serem revelados no dia do concurso”, destaca.

A premiação está na quarta edição e é considerado também uma preparação para os produtores que participam dos principais concursos de qualidade de café nacionais e internacionais, uma vez que o evento, além de incentivar a produção, visa a promoção dos microlotes de cafés especiais dos seus cooperados nos mercados interno e externo.

Durante o evento a cooperativa também vai apresentar projetos como a nova Unidade de Cafés Especiais, a primeira e única da Região do Cerrado Mineiro, exclusiva para o armazenamento e preparo de microlotes e nanolotes. Também serão exibidos os projetos que envolvem os cafés produzidos por mulheres e as ações que a cooperativa desenvolve com foco na integração, valorização e promoção dos associados.

O concurso também contará com o tradicional Leilão dos Campeões, exclusivo para compradores, exportadores e importadores de cafés, representantes de cafeterias e de torrefações e tem como objetivo agregar ainda mais valor aos cafés classificados e fortalecer os laços entre a cooperativa. seus cooperados e clientes, além de promover os lotes nos mercados interno e externo. Serão disponibilizadas para venda 5 sacas preparadas dos 5 primeiros lugares de cada categoria (Natural e Cereja Descascado), com lance inicial garantido pela Expocaccer.

A live de cerimônia do Concurso Campeões Expocaccer será transmitida pelo YouTube, no canal da Expocaccer, no dia 15 de outubro, às 18h, gratuitamente.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.