7ª Feira Estadual de Sementes Crioulas e de Alimentos da Agricultura Familiar

Técnicas simples de melhoria de pastagens aumentam produção de leite Durante 5ª Mostra Tecnológica para Agricultura, Embrapa e Agraer oferecem alternativas para aumentar geração de renda e proporcionar segurança alimentar a agricultores familiares. 
Alternativas de produção sustentáveis serão apresentadas a agricultores familiares durante a 7ª Feira Estadual de Sementes Crioulas e de Alimentos da Agricultura Familiar, em Itaquiraí/MS. O evento começa na sexta-feira, 4 de novembro, a partir das 8h30, e irá até domingo, 6 de novembro, no Kartódromo Ayrton Senna. A 7ª Feira de Sementes Crioulas está sendo realizada pela Prefeitura Municipal; Embrapa Agropecuária Oeste, empresa vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer); Escola Família Agrícola (EFAITAQ); e promovida pela Federação da Agricultura Familiar de Mato Grosso do Sul (FAF-MS).
O objetivo da Feira é oferecer informações e transferir conhecimentos aos agricultores familiares, visando fortalecer a produção de alimentos e a segurança alimentar, assim como aumentar a geração de renda através da melhoria na produção de leite e da diversificação de culturas agrícolas com elevado valor nutricional e comercial.
Uma das atrações do evento é a 5ª Mostra de Tecnologias para Agricultura, que acontece durante os dois primeiros dias a partir das 8h30, na EFAITAQ. Na Unidade Demonstrativa (UD) da Embrapa, o público terá a oportunidade de ver e compreender como é possível incorporar técnicas simples para recuperação de pastagens, proporcionando alimentação para o gado durante a seca e beneficiando o solo ao mesmo tempo. “A Embrapa desenvolve várias tecnologias através da pesquisas que, se incorporadas ao sistema produtivo, contribuem para aumentar a produtividade, reduzir custos de produção e aumentar a renda. Isso sem agredir o meio ambiente”, reforça o chefe-geral da Embrapa Agropecuária Oeste, Fernando Mendes Lamas.
Os especialistas da área de Transferência de Tecnologia da Embrapa vão demonstrar tecnologias para segurança alimentar por meio da produção com as culturas do feijão e da mandioca. Também serão apresentadas técnicas para reforma de pastagem e alimentação alternativa para o gado leiteiro na época da seca (inverno), como os consórcios de milho com braquiária e com adubos verdes (feijão-caupi e crotalária); e apresentadas coleção de pastagens, como as cultivares piatã, xaraés e marandu e a espécie decumbens, e coleção de adubos verdes, como o feijão de porco e as crotalárias.  “A pecuária leiteira é a base econômica dos agricultores familiares de Mato Grosso do Sul. E, para melhorar a produtividade, a primeira medida é recuperar as pastagens”, ressalta Lamas.
Outras possibilidades para melhoria na produção de leite, renda e alimentos serão demonstradas nas UDs da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer), em assentamentos de produtores rurais de Itaquiraí. No assentamento Lua Branca, os agricultores vão conhecer os benefícios do projeto ITAQLeite, que faz parte do programa Balde Cheio da Embrapa Pecuária Sudeste.
no assentamento Indaiá, serão apresentadas as características das principais variedades de mandioca para o município. “Esta unidade tem uma grande importância, devido ao aumento expressivo do plantio no município, principalmente no complexo de assentamento Santo Antonio onde existem mais de 1500 famílias assentadas, e a mandioca é a principal alternativa de renda para a maioria delas”, diz Paulo Machado Lobo, coordenador local da Agraer de Itaquiraí.
No mesmo assentamento, a fruticultura será recomendada como atividade estratégica para o mercado para Itaquiraí e região. O agricultor familiar conhecerá o plantio comercial da cultura da banana, o custo de produção e os rendimentos obtidos na propriedade.
Segundo o chefe-geral da Embrapa Agropecuária Oeste, a Feira é a oportunidade para os agricultores familiares de Mato Grosso do Sul “trocarem experiências, conhecerem casos de sucessos e terem contatos com aquilo que de mais moderno para a agricultura familiar”.
  
Contato: Sílvia Zoche Borges, Jornalista, MTb 08223JP / Embrapa Agropecuária Oeste
E-mail: silvia.borges@cpao.embrapa.br
Fone: (67) 3416-9742

Informações Gerais

  • 04/11/2011 à 06/11/2011
  • MS - Itaquiraí
  • Gratuíto

Localização do Evento