93ª Expofeira de Bagé - Feira da Indústria, Comércio e Serviços

93ª Exposição Feira Oficial de Bagé; XVI Exposição Pan Americana de Animais; XIII Expodinâmica e Tecnológica para o Produtor Rural
O mundo ruralista mais uma vez se prepara para a 93ª Expofeira de Bagé: uma marca importante que se traduz na tradição e qualidade, que neste ano acontece de 8 a 16 de outubro. Uma farta história da Agropecuária nacional encontra-se em Bagé, por sediar a feira mais antiga do Brasil. Bagé também destaca-se por tero berço de diversas entidades, como Associação Nacional de Criadores (ANC), Associação Brasileira de Criadores de Ovinos (ARCO), Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC) e as raças Hereford e Brangus Ibajé.

A feira não é só importante para o produtor rural mas, também porque é uma grande festa da comunidade, considerada uma das maiores promoções do interior do Estado. O evento, de caráter nacional, traz segurança aos expositores e compradores em encontrar animais de grande qualidade genética, garantia sanitária e aptidões. A Expofeira tem sido portadora de expressiva venda de reprodutores, machos e fêmeas, de renomadas cabanhas.

É a Expofeira de Bagé que, reverenciando a rusticidade, qualidade e quantidade reúne o que existe de mais representativo do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná em matéria de gado de corte, de leite, ovinos e eqüinos. Em animais rústicos é a primeira exposição do Brasil, sendo esta a sua maior referência. A Expofeira, de caráter nacional, é considerada a maior feira pecuária do interior, em um Estado com tradição em acontecimentos desta natureza. Só perde em importância para a Expointer, em Esteio, de caráter internacional.

Por trás da história bem sucedida da Expofeira existe a Associação Rural de Bagé, promotora do evento, entidade fundada em 1904 com o propósito de defender os interesses da classe. Em 2004, a feira Agropecuária foi o ponto alto para as comemorações dos 100 anos de fundação da entidade ruralista.

Raças marcam presença

No gado de corte são comercializadas as raças Hereford, Braford, Polled Hereford, Devon, Aberdeen Angus, Brangus Ibajé, Santa Gertrudis, Shorthon, Charolês, Normando, Zebuínos e Pardo Suíço. No gado de leite, Holandes e Jersey. Em eqüinos, o destaque foca para a raça Crioula, que é o motivo de orgulho para a região, por ser um sinônimo de tradição e funcionalidade, devido a sua origem. Na mesma feira Agropecuária, participam os pôneis que, despertam atenção das crianças e demais visitantes da mostra Agropecuária. Em ovinos, as raças de lã e de carne, com destaque para os Corriedale, Ideal, Romney Marsh, Merino Australiano, Ile de France e ovelhas crioulas. Aves, coelhos e suínos também são expostos e comercializados na feira.

Durante a programação técnica de sete dias de festa e trabalho, ainda desenvolve-se uma outra promocional que colabora na circulação de milhares de pessoas. Diariamente são efetivados shows, desfiles, parque de diversões, demonstrações de produtos, exposições de novidades em todos os níveis, provas campeiras e funcionais, concurso leiteiro, entre tantas outras que despertam atenção das mais de 100 mil pessoas que circulam pelo cenário principal do evento, o Parque de Exposições """"Visconde de Ribeiro Magalhães"""".

O trabalho na área de Pecuária tem como grande vitrine a Expofeira, que se desenvolve anualmente no mês de outubro, no Parque de Exposições, visto como um dos principais pontos turísticos da região. São 33 hectares disponíveis com pistas de rodeios e de julgamentos. Também encontram-se pavilhões de bovinos de leite, bovinos de corte, ovinos, cavalos, aves, mangueiras, indústria e comércio e um local destinado aos remates. Uma área verde, ruas asfaltadas, locais para acampamentos, exposições e Parque de Diversões também são oferecidos nessa extensão de área que até hoje tem nos seus prédios a característica original.

Ao longo dos 100 anos, o parque tem sido cenário para os principais eventos do município. Junto a toda essa estrutura funciona Associação/Sindicato Rural, Organização Não Governamental Parceiros Voluntários, o Jóckey Clube, a sede dos Núcleos de Criadores de Cavalos Crioulos e das raças Aberdeen Angus, Terneiros, Brangus, Jersey e Ovinos. Na mesma área estão instalados prédios comerciais, sala destinada à Inspetoria Veterinária, restaurantes, Centro de Convívio e um módulo para a realização de eventos e palestras, conhecido como auditório Nei Severo.

Informações Gerais

  • 08/10/2005 à 16/10/2005
  • RS - Bagé
    Parque de Exposições
  • Website do Evento
  • Gratuíto

Localização do Evento