Abertura Oficial da Safra da Lã e II Simpósio Internacional da Ovelha

O município de Bagé, nos dias 29 e 30 de setembro de 2005, será palco para a abertura oficial da safra da lã no Estado, promovida pela Federação das Cooperativas de Lã do Brasil Ltda (Fecolã). Paralelo a esse evento será realizada a Segunda edição do Simpósio Internacional da Ovelha. Essa programação tem como objetivo fortalecer o setor da ovinocultura no Rio Grande do Sul.

A abertura da safra da lã será realizada em Bagé, devido a um pedido feito pela entidade durante o I Simpósio da Ovinocultura, realizado em setembro do ano passado na Rural.

O evento, que terá como cenário o Parque de Exposições da Rural de Bagé, iniciará no dia 29 de setembro, com o Simpósio. No dia seguinte será realizada a abertura oficial da safra da lã. Conforme o gerente da Fecolã, nesse ato terá uma solenidade no período da manhã, com presença de autoridades. Além disso, será feita a esquia simbólica em uma ovelha. Também haverá apresentação da esquila tally-hi, que é uma tosa australiana, que é desenvolvida no Uruguai. Souza diz que a intenção de demonstrar essa técnica no Estado é porque se trata de um método moderno, rápido e que o animal sofre menos.

De acordo com o presidente da Fecolã, o Rio Grande do Sul é um Estado ovelheiro. Embora, em algumas regiões esse setor tenha sido desativado, a federação está preocupada em promover a recuperação. Por esse motivo, as aberturas oficiais de esquila estão sendo realizadas no interior do Estado, sendo que em 2004 foi realizada em Quaraí.


Informações Gerais

  • 29/09/2005 à 30/09/2005
  • RS - Bagé
    Parque de Exposições da Rural de Bagé
  • Website do Evento
  • Gratuíto

Localização do Evento