Bio Brazil Fair 2012 - 8ª Feira Internacional de Produtos Orgânicos e Agroecologia

Programado para os dias 24 e 25 de maio, o 8º Fórum Brasileiro de Agricultura Orgânica e Sustentável e o 1º Seminário Municipal de Agricultura serão realizados em conjunto durante a programação da Bio Brazil Fair 2012 - 8ª Feira Internacional de Produtos Orgânicos e Agroecologia, no Pavilhão da Bienal do Ibirapuera/Porão das Artes, em São Paulo.

O fórum tem como objetivo ser uma grande plataforma de ideias sobre práticas que promovam a democratização do acesso aos produtos orgânicos e naturais. Serão discutidas formas de implantação da Economia Verde e oportunidades para a geração de negócios à produção agroecológica.

Grandes temas que devem nortear as discussões são: meio-ambiente, tecnologia, políticas públicas, comercialização, sustentabilidade e mercado internacional. Junto ao Fórum Brasileiro de Agricultura Orgânica e Sustentável, a Secretaria de Coordenação das Subprefeituras - Supervisão Geral de Abastecimento promoverá o 1º Seminário Municipal de Agricultura.
As inscrições são gratuitas e devem ser feitas por meio do site da feira, www.biobrazilfair.com.br

PROGRAMAÇÃO

DIA 24 DE MAIO- 5a feira

- MODULO MEIO AMBIENTE E TECNOLOGIA
10:30hs - Credenciamento
11:00 as 12:30hs - Abertura/Agricultura e Meio Ambiente
Discutir sob a ótica do falso dilema de que agricultura e meio ambiente se contrapõem, que são atividades antagônicas. A boa agricultura orgânica é uma excelente aliada a preservação ambiental.
14:00 as 15:45hs - Avanço Tecnológico e Produção Orgânica
Mostrar que existem tecnologias que permitem a produção se não de todos, mas de uma enorme variedade de produtos orgânicos compondo uma diversificada cesta de compras.
- MÓDULO POLÍTICAS PÚBLICAS E COMERCIALIZAÇÃO
16:00 as 17:00hs - Como promover a democratização do Acesso aos Produtos Orgânicos e Naturais - exemplos de sucesso
Quais exemplos práticos de políticas públicas que alavancaram a geração de negócios e conseqüente inclusão social? Que experiências podem ser trocadas e aplicadas em diversas regiões do país.
17:00 as 18:00hs - Copa Orgânica e Sustentável: Oportunidades e Desafios para a Geração de Negócios
Como fazer parte do Projeto desenvolvido pelo Núcleo Temático da Copa Orgânica e Sustentável, que desenvolveu nos últimos meses uma campanha para articular os diversos segmentos de alimentos e bebidas, amenities (cosméticos) e artesanato, para qualificar a oferta, ampliar a produção e o consumo consciente dos produtos com o selo da agricultura familiar, da sociobiodiversidade, do comércio justo e solidário e com indicação geográfica.

DIA 25 DE MAIO - 6a feira

- MÓDULO PRODUÇÃO E SUSTENTABILIDADE
09:00 as 12:00hs - Protocolo de Boas Práticas Ambientais
O protocolo foi criado por uma comissão multidisciplinar formada pela Secretaria Estadual de Agricultura de São Paulo (CATI e IAC), Secretaria Estadual do Meio ambiente de São Paulo, e Prefeitura de São Paulo. Consolida o que são praticas sustentáveis e cria uma tabela de valores que quantifica a sustentabilidade, sendo uma excelente ferramenta de campo.
- MÓDULO MERCADO INTERNACIONAL
13:00 as 14:00hs - Os desafios da comercialização e de certificação dos produtos orgânicos italianos no Brasil
A associação italiana Federbio apresentará a situação do mercado internaciona, fazendo um paralelo com o mercado Brasileiro e os desafios encontrados.
- MÓDULO ECONOMIA VERDE
14:00 as 15:45hs - São Paulo Rural - a importância da manutenção do espaço rural de Parelheiros
Qual a importância para São Paulo na manutenção desse enorme espaço rural, como fonte geradora de água, pela ótica ambiental, pela ótica de urbanismo? Quais atividades devem ser estimuladas para manter esse caráter rural?
16:00 as 17:00hs - PAIS - Produção Agroecológica Integrada e Sustentável - Novas Premissas, Novos Desafios
A aprovação do Termo Referencial da atuação do SEBRAE no projeto PAIS, focado na produção e comercialização de alimentos orgânicos pela Agricultura Familiar busca aliar o apoio e assistência social às famílias de extrema pobreza e incluí-las na sociedade com um sistema produtivo integrado, além de fixa-las como produtoras e fornecedoras de hortifruti orgânicos, formatando um círculo completo de desenvolvimento e estruturação da Agricultura Familiar no Brasil.
17:00 as 18:00hs - Agricultura Orgânica e Economia Verde: Como formar uma sociedade sustentável consumidora de produtos orgânicos?
Como garantir informação ao consumidor que estimule e amplie acesso aos alimentos produzidos sob base ecológica?
Qual é a importância da formação específica de profissionais em agricultura orgânica?
Como a educação ambiental pode atuar de forma mais efetiva para mudar os hábitos de consumo de alimentos?

Informações:
Contato: Francal Feiras
Site: www.biobrazilfair.com.br
Telefone:(11) 2226-3100
E-mail:atendimento@francal.com.br

Informações Gerais

  • 24/05/2012 à 25/05/2012
  • SP - São Paulo
    Pavilhão da Bienal / Porão das Artes - Parque Ibirapuera l
  • Website do Evento
  • Gratuíto

Localização do Evento