Boas práticas de fabricação para agroindústria familiar - Dia de Campo

O tema principal do Dia de Campo na TV desta edição é ?Boas práticas de fabricação para agroindústria familiar?. O programa vai ao ar no dia 1º de junho pelo Canal Rural (Net/Sky) a partir das 9h. E no dia 3 de junho, às 8h, pela NBr (TV do Governo Federal, captada por cabo ou por parabólica), com reprises na quarta-feira, às 9h10, e na sexta, às 16h.
A adoção das Boas Práticas de Fabricação (BPF) pelas agroindústrias familiares é condição para oferecer aos consumidores alimentos seguros e com qualidade igual ou superior aos produtos oferecidos por grandes empresas. A Embrapa Agroindústria de Alimento em conjunto com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), e organizações estaduais de assistência técnica e extensão rural está desenvolvendo um programa de capacitação de técnicos extensionistas que prestam assistência às agroindústrias familiares atendeu, até agora, 1046 pessoas em 21 estados.

O programa vai mostrar o exemplo de uma agroindústria de queijos situada em Conceição do Araguaia, Pará, que vem incorporando as recomendações das BPF com sucesso. Segundo o pesquisador Fénelon Nascimento Neto, ?o conhecimento das Boas Práticas de Fabricação organiza o processamento de alimentos quanto a práticas que evitam a deterioração prematura de alimentos processados, fatores relacionados e com repercussões na saúde humana, além de promover a conscientização para o asseguramento da qualidade dos produtos ao longo de toda a cadeia produtiva?.
O domínio das BPF torna os técnicos aptos a contribuírem para a elaboração de manuais de Boas Práticas de Fabricação adequados à realidade de cada agroindústria familiar e a incorporação de procedimentos de gestão que evitarão o desperdício e as perdas por meio da organização e registro de todos os processos na linha de produção.
O Dia de Campo na TV sobre ?Boas práticas de fabricação para agroindústria familiar? foi produzido pela Embrapa Agroindústria de Alimentos (Rio de Janeiro/RJ) e pela Embrapa Informação Tecnológica (Brasília/DF), unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
Como sintonizar o DCTV:
Canal Rural (Net / Sky/ Parabólica) ? sexta-feira a partir das 9h
NBr (TV do Governo Federal) - domingo às 8h, com reprise quarta-feira, às 9h10 e sexta-feira, às 16h. Saiba como acessar (http://www.ebcservicos.ebc.com.br/ )
Outras emissoras que transmitem o DCTV:
TV Educativa de São Carlos/SP (canal 48) ? quinta-feira, às 18h
TV Sete Lagoas /MG (canal 13) - quinta-feira, às 20h e sábado, às 11h
TV Itararé Campina Grande/PB - sábado, às 8h
TV Agromix, www.agromix.tv , diariamente
Para aqueles que não puderem assistir ao programa, a Embrapa Informação Tecnológica comercializa cópias em DVD que podem ser adquiridas pela Livraria Embrapa por telefone (61) 3448-4236/3340-9999 ou http://www.embrapa.br/liv. No site http://www.embrapa.br/diacampo você acessa a grade completa da programação, além de reportagens dos programas.

Mais informações:

Embrapa Agroindústria de Alimentos
www.ctaa.embrapa.br
João Eugênio ? jornalista (MTb 19276 RJ)
Tel.: (21) 3622-9737
E-mail: joao@ctaa.embrapa.br
ou Fénelon Nascimento Neto - pesquisador
Tel.: (21) 3622-9747 / 3622-9743
E-mail: fenelon@ctaa.embrapa.br

Informações Gerais

Localização do Evento