Como Produzir Mudas Uniformes e de Alta Qualidade - Dia de Campo

Dia de Campo na TV mostra como produzir mudas uniformes e de alta qualidade

O assunto principal do Dia de Campo na TV desta semana é a Micropropagação in vitro: plantas uniformes e de alta qualidade. O programa vai ao ar domingo dia 19 de setembro, às 8h pela NBR (TV do Governo Federal, captada por cabo ou por parabólica), com reprise na quarta-feira, às 9h10, e na sexta, às 16h.
A micropropagação in vitro é o processo de produção de mudas em laboratórios. Algumas vantagens desse sistema é originar mudas com uniformidade genética e livres de pragas e doenças. No Brasil, mais de 50 milhões de mudas já são produzidas utilizando esta técnica, e a bananeira está em primeiro lugar entre as espécies de fruteira. A Embrapa Agroindústria Tropical desenvolveu o protocolo de micropropagação de diversas espécies e tem a tecnologia disponível no seu programa de incubação de empresas.Em relação às bananeiras, a clonagem – que tem início na retirada de uma parte do rizoma – é responsável por um aumento de até 25% na produção de frutos, se comparado com a técnica tradicional do plantio. A partir de apenas um rizoma, é possível gerar até 200 mudas. Já no método tradicional, essa proporção é de um rizoma para seis novas plantas. De acordo com a pesquisadora Ana Cristina Portugal, a técnica possui ainda outras vantagens, como disponibilidade de produção da muda em qualquer época do ano, em períodos de tempo e espaço físicos reduzidos e facilidade no transporte, comercialização e plantio. “Além disso, como essas mudas são uniformes em tamanho e desenvolvimento, permite a programação da colheita para períodos mais convenientes para o produtor e oferta de produtos padronizados”.  A pesquisadora também destaca que a utilização de mudas micropropagadas nos plantios comerciais permite a redução do custo de produção, uma vez que, pelo excelente estado fitossanitário das mudas, o uso de produtos para o controle de pragas e doenças é significativamente reduzido.
O Dia de Campo na TV sobre a Micropropagação in vitro: plantas uniformes e de alta qualidade é uma produção da Embrapa Agroindústria Tropical (Fortaleza – CE) e Embrapa Informação Tecnológica (Brasília – DF), unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
 
Como sintonizar o programa:
Canal Rural (Net / Sky/ Parabólica) – sexta-feira a partir das 9h30
NBR(TV do Governo Federal) - Domingo às 8h (Saiba como acessar )
TV Educativa São Carlos / SP (canal 48) às quintas-feiras, 18h30
TV Sete Lagoas /MG (canal 13) às quintas-feiras, 20h e sábado,11h
TV Itararé Campina Grande/PB aos sábados, 8h
 
Para aqueles que não puderem assistir ao programa, a Embrapa Informação Tecnológica comercializa cópias em DVD que podem ser adquiridas pelos telefones (61) 3448-4236 / 3340-9999 ou pela Livraria Embrapa – http://www.embrapa.br/liv. A matéria principal do programa pode ser vista também no site http://www.embrapa.br/diacampo. Nesta página você acessa a grade completa da programação, além de reportagens dos anos anteriores.
 
Mais informações:
Embrapa Agroindústria Tropical
Teresa Ferreira (DRT-CE 812 JP)
E-mail: teresa@cnpat.embrapa.br
Fone: (85)3391.7117 – (85)9953.8290
Embrapa Informação Tecnológica
www.sct.embrapa.br/diacampoMaria Luiza Brochado (DRT-DF 763 0574-V)
E-mail: malu@sct.embrapa.br
Fone: (61)3448.4485 

Informações Gerais

  • 19/09/2010 à 19/09/2010
  • DF - Brasília
  • Gratuíto

Localização do Evento