COMPLIANCE AGRO+ : O Passo a Passo de Implantação na Prática

O ambiente no Agronegócio vem se inserindo cada vez mais às necessidades das boas práticas administrativas de gestão, assim, como o mercado passou a exigir dos agentes públicos e privados os instrumentos de Compliance. Com foco na área, o I-UMA, Instituto de Educação em Agronegócio idealizou o curso COMPLIANCE AGRO+: O Passo a Passo de Implantação na Prática”.

O intuito é abordar os benefícios de programas de integridade junto ao segmento, considerando o âmbito atual de exigência no desenvolvimento de boas práticas de Integridade, Responsabilidade Social e Sustentabilidade para participação ao Programa “Selo de Integridade do MAPA (Agro+ Integridade) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Além disso, hoje as empresas do Agronegócio necessitam possuir Programas de Integridade para se credenciarem em atividades ligadas à exportação do produto brasileiro e para atração de investimentos oficiais/externos. 

Da mesma forma, se faz necessário às empresas do Agronegócio que pretendam participar de licitações e respectivos contratos com o MAPA, igual ou superior a R$ 5.000.000,00 (cinco milhões de reais).

Importante citar, igualmente, a responsabilização dos administradores de empresas, nas esferas cível, administrativa e criminal na prática de atos ilícitos, previstos na Lei de Anticorrupção 12.846/13. Sem dúvida, a implantação do Programa de Integridade e sua efetiva adequação à realidade da empresa, em caráter preventivo, evitará dissabores ou, ao menos, mitigar a responsabilidade de administradores e da própria empresa.

E no contexto, do que significa o Compliance, como eficiência  de controle interno e estar atento aos riscos operacionais, cumprindo normas legais e regulamentos e, ainda, como agregador de vantagem competitiva, que o conteúdo programático do curso irá orientar os participantes no atendimento das exigências obrigatórias de Implantação de Programa de Integridade para participar de licitações e respectivos contratos com o MAPA. 

Para tanto,  os professores irão fornecer subsídios teóricos e práticos para a implantação de um Programa de Integridade, como ferramenta estratégica para fortalecer a coerência entre o discurso e as ações necessárias do dia-a-dia, de maneira a garantir uma verdadeira vivência da cultura ética nas organizações, principalmente, tornar possível a concessão do Selo Agro+ Integridade às empresas que queiram participar do programa proposto pelo MAPA.

Informações:

Carga Horária: 8 horas - Modalidade:  Presencial

Horário: Das 8h às 12h - Das 13h às 17h

Telefones:  (51) 3224.6111 – whatsApp – (51) 99981.9694

E-mail:  i-uma@i-uma.edu.br

Local: Administração I-UMA

Av. Ipiranga, 40 - Auditório do Ed. Trend Office Center  - Torre B (Próximo ao Fórum), Bairro Praia de Belas, Porto Alegre/RS.

Informações Gerais

  • 08/11/2019 à 08/11/2019
  • RS - Porto Alegre
    Av. Ipiranga, 40 - Auditório do Ed. Trend Office Center - Torre B
  • Website do Evento
  • Gratuíto

Localização do Evento

Programação