Conferência Global Sobre Carne Sustentável

A Mesa Redonda Global para a Carne Bovina Sustentável (The Global Roundtable for Sustainable Beef - GRSB), uma organização global multi-stakeholder focada no aperfeiçoamento da sustentabilidade da cadeia da pecuária bovina, realizará no Brasil a Conferência Global Sobre Carne Sustentável. O evento será entre os dias 2 e 5 de novembro no WTC Center, em São Paulo. Como parte da programação, a GRSB irá divulgar a definição global de carne sustentável e destacar os mais recentes avanços na sustentabilidade da carne.

Nós vemos a sustentabilidade como uma caminhada de constantes aperfeiçoamentos onde os fatores econômico, social e ambiental devem estar em equilíbrio para alcançarmos resultados sustentáveis, o maior processador mundial de carne, com sede no Brasil. "É imprescindível que o amplo número de agentes envolvidos na produção, transformação, distribuição, venda e consumo de carne bovina, bem como a sociedade civil e a indústria, trabalhem em conjunto para desenvolver um conhecimento profundo da sustentabilidade e o que ela representa para seus setores, suas operações, nossa sociedade e planeta.

O tema da conferência "Carne Sustentável: construindo a visão para nosso futuro", estabelece o quadro para a implantação de princípios e critérios da GRSB que definem a carne sustentável e identificam os meios para medir o progresso global na cadeia da carne bovina sustentável, em níveis nacionais ou regionais. Com porta-vozes de todo o mundo, a conferência também irá proporcionar um fórum para que as iniciativas regionais de sustentabilidade possam mostrar seus avanços e resultados.

Existe um trabalho maravilhoso sendo desenvolvido em diversas regiões do mundo, principalmente no Brasil, em setores como eficiência de recursos, melhoramento genético e origem do gado, que serão compartilhados com os participantes durante toda a conferência, como primeiro grupo de trabalho da pecuária sustentável e membro da GRSB, se interessa por mostrar os incríveis progressos feitos no Brasil e de que maneira estamos fazendo a carne sustentável ser uma realidade no país.

Com início em 2012, a GRSB é a plataforma estratégica na qual os stakeholders da indústria da carne, organizações ambientais e outras com interesse na sustentabilidade global da carne bovina concordaram em serem parceiros no avanço da melhoria contínua da cadeia de valor ao compartilharem conhecimento, liderança e a adoção de abordagens baseadas na ciência. 

Os esforços iniciais da GRSB estiveram focados em colaborar na identificação dos princípios e critérios a serem seguidos para garantir uma cadeia de valor global da carne bovina cada vez mais sustentável. O trabalho de definição dos parâmetros de carne sustentável é coordenado por Ruaraidh Petre, diretor-executivo da GRSB. De acordo com Petre uma ampla gama de ecossistemas em que a carne pode ser produzida de forma sustentável, o que torna o padrão uma meta irreal. Enquanto a definição de carne sustentável a nível global terá validação direcional, fica claro que os elementos de contexto específico, incluindo indicadores e métricas, terão de ser desenvolvidos regionalmente ou localmente. É por essa razão que a GRSB promove o desenvolvimento de mesas redondas regionais, similares ao GTPS, como meio para se alcançar melhorias sustentáveis. A GRSB procura influenciar e capacitar as cadeias de valor a tomarem decisões locais que levem a uma mudança positiva, ao contrário de ditar ou prescrever normas ou certificações globais inatingíveis.

A conferência tem o objetivo de promover uma discussão aprofundada desses princípios e critérios e de que maneira eles podem ser aplicados em várias regiões do mundo. Para mais informações e inscrição online, visite www.GRSBeef.org.

Informações Gerais

  • 02/11/2014 à 05/11/2014
  • SP - São Paulo
    Alfapress Comunicações
  • Website do Evento
  • Gratuíto

Localização do Evento