Controle e diagnóstico de pragas e doenças em citros - Dia de Campo na TV

 

Dia de Campo na TV estréia a programação 2012 apresentandoControle e diagnóstico de pragas e doenças em citros. O programa vai ao ar no dia 9 de março pelo Canal Rural (Net/Sky) a partir das 9h. E no dia 11, às 8h, pela NBr (TV do Governo Federal, captada por cabo ou por parabólica), com reprise na quarta-feira, às 9h10, e na sexta, às 16h.

Pesquisadores da Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna, SP) em colaboração com a Embrapa Mandioca e Fruticultura (Cruz das Almas, BA), o Centro de Citricultura Sylvio Moreira (Cordeirópolis, SP), do Instituto Agronômico de CampinasAPTA/IAC, o Fundo de Defesa da Citricultura - Fundecitrus (Araraquara, SP), e a Escola Superior de Agricultura Luiz de QueirozEsalq-USP (Piracicaba, SP) trabalham para oferecer tecnologias apropriadas, fitossanitária e ambientalmente corretas, para identificação e controle da doença HLB, ex-greening e ao psilídio dos citros e para outras pragas e doenças em pomares cítricos nas principais regiões produtoras no país, principalmente no estado de São Paulo.

O pesquisador da Embrapa Meio Ambiente Luiz Alexandre Nogueira de busca alternativas de controle biológico para tentar amenizar o problema, que, apesar da citricultura ser um importante componente do agronegócio brasileiro, ainda é uma atividade de baixa produtividade devido, entre outros fatores, à incidência de pragas e doenças, ao plantio não irrigado e à estreita base genética. “Cerca de 60% dos custos de produção de citros no Brasil estão relacionados ao controle fitossanitário de doenças”, explica Alexandre .

Para outras doenças como CVA ou amarelinho, gomose, rubelose, a podridão floral dos citros (caudada pelo fungo Colletotrichum acutatum ) devem ser realizados o manejo das doenças através do plantio de mudas sadias, podas frequentes nas plantas nos pomares e o controle (químico ou biológico dos insetos vetores).

incidência de outros insetos pragas e ácaros fitófagos nos pomares paulistas, como a larva minadora da folha dos citros, psilídeo dos citros, pulgões, mosca negra, brocas do tronco, cochonilhas e existem uma série de inimigos naturais (insetos parasitóides, predadores, ácaross predadores e microrganismos) para o controle biológicos destas pragas, e também o controle químico por inseticidas sistêmicos entre outros produtos.

Dia de Campo na TV sobre Controle e diagnóstico de pragas e doenças em citros foi produzido pela Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna/SP) e pela Embrapa Informação Tecnológica (Brasília/DF), unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. 
  
Como sintonizar o DCTV: 
Canal Rural (Net / Sky/ Parabólica) – sexta-feira a partir das 9h 
NBR (TV do Governo Federal, Saiba como acessar) - domingo às 8h, com reprise quarta-feira, às 9h10 e sexta-feira, às 16h. 
Outras emissoras que transmitem o DCTV: 
TV Educativa de São Carlos/SP (canal 48) – quinta-feira, às 18h 
TV Sete Lagoas /MG (canal 13) - quinta-feira, às 20h e sábado, às 11h 
TV Itararé Campina Grande/PB - sábado, às 8h 
TV Agromix, www.agromix.tv , diariamente 
Para aqueles que não puderem assistir ao programa, a Embrapa Informação Tecnológica comercializa cópias em DVD que podem ser adquiridas por telefone (61) 3448-4236 / 3340-9999 ou pela Livraria Embrapa – http://www.embrapa.br/liv . No site http://www.embrapa.br/diacampo  você acessa a grade completa da programação, além de reportagens dos programas.

Mais informações: 
Embrapa Meio Ambiente 
www.cnpma.embrapa.br 
Cristina Tordin – jornalista (MTb 28499) 
E-mail: cris@cnpma.embrapa.br 
Tel.: (19) 3311 2608 

Informações Gerais

  • 09/03/2012 à 09/03/2012
  • SP - Jaguariúna
  • Gratuíto

Localização do Evento