Curso "Avanços em Biotecnologia de Flores e Plantas Ornamentais"

A iniciativa faz parte do calendário de cursos 2006 do Centro Brasileiro-Argentino de Biotecnologia (CBAB) - programa de integração e treinamento para consolidar os laços de cooperação entre Brasil e Argentina na área - e vai contemplar sete brasileiros, cinco argentinos, um aluno do Paraguai, um do Uruguai e um da Colômbia. A carga horária é de 80 horas e todas as aulas acontecem na sede da Embrapa Agroindústria Tropical.

A estrutura programática do curso foi pensada de maneira a apresentar aulas práticas e teóricas, abordando temas gerais tais como histórico da cultura de tecidos, cultura de embriões, contaminação in vitro, dentre outros. Essa estrutura básica será complementada com conhecimentos sobre micropropagação das principais espécies que vêm sendo estudadas e cultivadas no Nordeste, como cactos, bromélias, helicônias, sorvetões, alpínias, dentre outras. O desenvolvimento da floricultura no
Ceará, bem como a pesquisa e a produção de flores e plantas ornamentais no Brasil também serão apresentados.

De acordo com a pesquisadora da Embrapa Agroindústria Tropical e uma das coordenadoras do curso, Ana Cristina Carvalho, o programa trará algumas novidades como a abordagem sobre a utilização de marcadores moleculares em flores e plantas ornamentais. "Pela primeira vez, vamos apresentar no curso o uso de microssatélites. Essa técnica permite a identificação e a caracterização de espécies, sendo também utilizada como ferramenta em programas de melhoramento genético", explica Ana Cristina.

Para a pesquisadora, a realização do curso é uma oportunidade de se reunir pesquisadores com larga experiência na área, não só do Brasil, como de outros países da América do Sul. "Além disso, abre a possibilidade de elaboração de propostas de projetos em parceria", espera Ana Cristina.

O curso é coordenado pela Embrapa Agroindústria Tropical, em parceria com o Centro Brasileiro-Argentino de Biotecnologia, a Embrapa Hortaliças, a Universidade Federal do Ceará e a Universidade Federal de Santa Catarina.

Informações Gerais

  • 06/11/2006 à 17/11/2006
  • CE - Fortaleza
    Embrapa Agroindústria Tropical - Rua Dra. Sara Mesquita, 2.270, no Bairro do Pici.
  • Website do Evento
  • Gratuíto

Localização do Evento