Curso: Avanços em Biotecnologia de Flores e Plantas Ornamentais

O evento conta com financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), e tem a parceria do CBAB, da Embrapa Hortaliças, da Universidade Federal do Ceará e da Universidade Federal de Santa Catarina.

O CBAB é um programa de integração e treinamento para consolidar os laços de cooperação entre Brasil e Argentina e oferece um calendário de cursos para profissionais da área na América do Sul.

Segundo uma das coordenadoras do curso e pesquisadora da Embrapa Agroindústria Tropical, uma boa novidade este ano é que os brasileiros ficaram com quatro vagas a mais do que as sete inicialmente disponíveis. “Como a coordenação da Argentina só selecionou dois candidatos e o Uruguai não indicou nenhum representante, pudemos aumentar a participação nacional no evento”, comemora. Só no Brasil, o curso recebeu 48 inscrições.

Ela explica que os participantes foram selecionados levando-se em consideração critérios como experiência na área de cultura de tecidos, principalmente de flores. “Priorizamos também aqueles que possam gerar um efeito multiplicador, ou seja, que possam repassar os conhecimentos adquiridos em suas instituições”. Ana Cristina conta que a coordenação procurou também selecionar profissionais com nível de doutorado, contemplando participantes das diversas regiões.

Os participantes brasileiros selecionados são Alice Sato, da Universidade Federal do Rio de Janeiro; Andréa Baltar Barros, da Universidade Federal Rural de Pernambuco; Aparecida Gomes Araújo, da Universidade Federal de Lavras; Daniela Garcia Silveira, da Universidade Estadual de Feira de Santana; Linda Lin Lee, da Agro Lab Plants; Lucila Lima de Brito, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Lyana Silva Jardim, da Universidade do Estado do Amazonas; Maria do Desterro dos Santos, da Universidade de Brasília; Núbia Pereira da Costa, da Universidade Estadual de São Paulo; Sandra Domingos Queiroz, da Universidade Estadual de São Paulo e Thyara Rocha Ribeiro, da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais. Completam a turma Esther Julia Naranjo Gómez, da Colômbia; Marta Zacher de Martinez, do Paraguai; Cecília Facchinetti e Maria Silvina Soto, da Argentina.

O curso, que acontece na sede da Embrapa Agroindústria Tropical, com carga horária de 80 horas, vai abordar temas gerais como histórico da cultura de tecidos, cultura de embriões, contaminação in vitro, dentre outros, complementado com conhecimentos teóricos e práticos sobre micropropagação das principais espécies que vêm sendo estudadas e cultivadas no Nordeste, como cactos, bromélias, helicônias, sorvetões, alpínias, dentre outras. O desenvolvimento da floricultura no Ceará, bem como a pesquisa e a produção de flores e plantas ornamentais no Brasil também serão apresentados.

De acordo com Ana Cristina, o programa trará algumas novidades, como a abordagem sobre a utilização de marcadores moleculares em flores e plantas ornamentais. “Pela primeira vez, vamos apresentar no curso o uso de microssatélites. Essa técnica permite a identificação e a caracterização de espécies, sendo também utilizada como ferramenta em programas de melhoramento genético”, explica.

O corpo técnico que vai ministrar o curso inclui profissionais com larga experiência em cultura de tecidos, como Miguel Guerra, da Universidade Federal de Santa Catarina, Antonio Carlos Torres, pesquisador da Embrapa Hortaliças e Alejandro Escandón, do Instituto Nacional de Tecnologia Agropecuária da Argentina. Somam-se ao grupo, oito pesquisadores da Embrapa Agroindústria Tropical - Ricardo Elesbão Alves, Levi de Moura Barros, Ana Cecília Castro, Jaime Cavalcanti, Olmar Baller, Diva Correia, José Luiz Mosca e Ana Cristina Carvalho.

Ana Cristina acredita que o curso vai proporcionar uma grande oportunidade de se reunir pesquisadores com larga experiência na área, não só do Brasil, como de outros países da América do Sul, abrindo a perspectiva de elaboração de projetos em parceria.

Informações Gerais

  • 06/11/2006 à 17/11/2006
  • CE - Fortaleza
    Sede da Embrapa Agroindústria Tropical.
  • Website do Evento
  • Gratuíto

Localização do Evento