Curso: Mercado de Carbono em Tempos de Crise – Oportunidades de Negócio

Professor: Fernando Luiz Klisiewicz - brasileiro, advogado, MBA em Gestão Ambiental, atua com questões relativas a meio ambiente e mudanças climáticas desde 2000. Atualmente atua como executivo na área de créditos de carbono e ativos ambientais, a advoga na área de direito ambiental. Atua ainda na captação de recursos e comercialização de créditos no mercado internacional e como professor convidado e palestrante nos cursos de Pós-Graduação e extensão da Universidade Federal do Paraná.

 

Tema: Mercado de carbono

 

Ênfase: Mercados

 

Público Alvo: Profissionais que busquem capacitação para identificar projetos geradores de créditos de carbono. Empresários, consultores da área ambiental, executivos, advogados, engenheiros, economistas, administradores de empresas, usineiros, analistas de bancos de investimentos, pessoal técnico, superintendentes e gerente de Instituições Públicas de nível Federal, Estadual e Municipal, inclusive lotados em bancos de fomento e em instituições bancárias federais e estaduais; em outros setores interessados em promover e/ou desenvolver projetos que possam reduzir a emissão de gases de efeito estufa em indústrias, em áreas de geração de energia, resíduos sólidos, agroindústria, transportes e florestal, estudantes de pós-graduação e professores universitários.

 

Título: Mercado de Carbono em Tempos de Crise – Oportunidades de Negócio

 

Objetivo: O objetivo do curso é capacitar os profissionais que atuem na indústria ou prestadores de serviços, das mais diversas formações a identificar em seu dia a dia profissional, oportunidades para originação e desenvolvimento de projetos geradores de créditos de carbono bem como mostra como transformar um problema ambiental em oportunidades de ganhos institucionais e financeiros em especial em um momento de crise econômica mundial.

 

Ementa: As questões ambientais atingiram hoje um relevante destaque nas indústrias e organizações. Dentre as principais preocupações está a pergunta: como crescer em um mercado super competitivo sem comprometer a qualidade de vida das gerações futuras?

Um dos principais problemas que a humanidade enfrenta atualmente é o aquecimento global, que já está causando profundos impactos econômicos e sociais, e promete ser responsável pela mudança no mundo que conhecemos hoje.

De certa forma, esta mudança já começou, pois desde a recente identificação do problema até hoje, muitas coisas aconteceram, como o surgimento de regulamentações para emissões, desenvolvimento de novas tecnologias menos poluentes para geração de energia e o surgimento de um mercado multibilionário para transações créditos de carbono.

Este novo mercado esta em constante mutação, acompanhando o ritmo das mudanças da ciência climática mundial e das negociações entre governos sobre os tratados internacionais que visam combater as mudanças climáticas.

Neste curso os profissionais aprenderão de forma prática a identificar oportunidades de geração de créditos de carbono dentro de sua empresa bem como os caminhos a seguir para que esta oportunidade se traduza em retorno institucional e financeiro.

 

Resumo do conteúdo:

    O problema do clima e como as mudanças climáticas afetam nossa vida a economia do mundo;

    A resposta do homem: convenções internacionais, o IPCC e o Protocolo de Kyoto;

    O Mecanismo de Desenvolvimento Limpo e o comércio de emissões como forma de combater as mudanças climáticas;

    Os mercados formais, mercados voluntários e a neutralização de emissões;

    Critérios para elegibilidade dos projetos de MDL e os conceitos de linha de base e adicionalidade;

    Como identificar oportunidades de originação e desenvolvimento de projetos que gerem créditos de carbono;

    Identificação de atividades potencialmente geradoras de créditos de carbono;

    Caminhos para o desenvolvimento dos projetos geradores de créditos de carbono;

    Como traduzir as oportunidades em ganho institucional e financeiro;

    Onde e como buscar informações sobre questões climáticas e mercados de carbono;

 

Investimento

R$ 350,00  - Até 11/09/2009

 

Informações Gerais

  • 19/09/2009 à 19/09/2009
  • RS - Porto Alegre
    à confirmar
  • Gratuíto

Localização do Evento