Curso Atualização em Análise de Qualidade e Tipificação de Grãos de Arroz

Promovido pelo Laboratório de Pós-Colheita, Industrialização e Qualidade de Arroz (LABGRÃOS) em conjunto com o Pólo de Inovação Tecnológica em Alimentos da Região Sul, o Programa de Pós-Graduação e o Departamento de Ciência e Tecnologia Agroindustrial da UFPEL-FAEM, o curso é destinado a encarregados de qualidade, analistas e auxiliares de análises de laboratório de qualidade de grãos de arroz em agroindústrias, cerealistas e unidades de armazenamento de propriedades rurais, com experiência profissional ou com interesse direto em análise de qualidade e tipificação de grãos.
É ministrado em 30 (trinta) horas-aulas, onde são abordados aspectos tecnológicos, analíticos e normativos em qualidade de grãos de arroz. A programação consta de:
1) Efeitos da secagem e do armazenamento sobre a qualidade dos grãos.
2) Aspectos técnicos relacionados à conservação e à qualidade dos grãos.
3) Beneficiamento industrial de arroz.
4) Pragas e microrganismos no armazenamento de grãos: ações, efeitos e cuidados nas principais medidas de controle.
5) Métodos e procedimentos nas análises de umidade, impurezas e matérias estranhas em grãos.
6) Principais análises de controle de qualidade de grãos.
7) Aspectos normativos da avaliação de qualidade de grãos, com ênfase na identificação de defeitos metabólicos e não metabólicos constantes da nacional legislação em vigor.

INSCRIÇÕES E INFORMAÇÕES:
Pelo site http://www.labgraos.com.br, pelos e-mails: atendimento@labgraos.com.br, mauricio@labgraos.com.br e pelos fones: (53) 3275 7258 Ramais 205, 212 ou 218.

OBSERVAÇÕES:
a) O Laboratório oferece material didático especialmente editado para o curso.
b) O número de vagas é de 25 por turma.
c) Aulas de manhã e de tarde.
d) A responsabilidade técnica sobre o Curso é da equipe de professores e pesquisadores (Doutores e Doutorandos) do Laboratório de Pós-Colheita, Industrialização e Qualidade de Grãos, da Faculdade de Agronomia "Eliseu Maciel", da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), o qual emite certificado de participação e frequência, com validade oficial.
e) O curso é para formação e atualização de analistas, não credenciando o participante a atuar como CLASSIFICADOR OFICIAL DE GRÃOS, cujo curso tem exigência em titulação específica, normas próprias e carga maior, de acordo com a sistemática do MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento). Para obter o credenciamento junto ao MAPA e atuar como classificador é necessário realizar o curso de Formação de Classificador Oficial de Grãos, também oferecido pelo LABGRÃOS em outro período.
f) O valor do curso para inscrição é de R$ 560,00 por participante, havendo desconto especial de 10% para profissionais de empresas filiadas a pelo menos uma das seguintes entidades: ABIAP, ABIARROZ, ABRAPÓS, FEARROZ, FEDERARROZ, SINDAPEL, SINDARROZ-RS, SINDARROZ-SC, SINDICATO RURAL OU SINDICATO DOS TRABALHADORES RURAIS DE MUNICÍPIO PERTENCENTE AO COREDE-SUL. O mesmo desconto é aplicável a empresas conveniadas com o LABGRÃOS.

Informações Gerais

  • 30/05/2012 à 01/06/2012
  • RS - Pelotas
  • Gratuíto

Localização do Evento