
Programação
- Protocolos de anestesias, posicionamento e acessos à cavidade abdominal
- Anatomia topográfica (vísceras exterioriáveis, visíveis e palpáveis)
- Exploração sistemática dos segmentos intestinais
- Alterações mais frequentes e tratamento
- Laparotomia no flanco esquerdo (sedação e anestesia local, abertura da cavidade pelo flanco esquerdo proporcionando aos alunos a exploração da cavidade e palpação das estruturas. Exteriorização parcial de jejuno e cólon menor. Fechamento da cavidade)
- Laparotomia no flanco direito (sedação e anestesia local, abertura da cavidade pelo flanco direito proporcionando aos alunos a exploração da cavidade e palpação das estruturas. Exteriorização parcial de ceco, jejuno e cólon menor. Fechamento da cavidade)
- Celiotomia pala linha mediana (Realização de anestesia geral. Abertura da cavidade pela linha mediana proporcionando aos alunos a exploração da cavidade e palpação das estruturas. Exteriorização parcial de ceco, íleo, jejuno e cólon menor. Neste momento é feita a eutanásia do animal)
- Colotomia flexura pélvica (Os alunos recebem treinamento para a realização de colotomia na flexura pélvica para esvaziamento do conteúdo, e sutura da colotomia)
- Anastomoses (Os alunos treinam nos segmentos intestinais reservados do animal operado as técnicas de anastomose jejuno-jejunal, jejuno-ileal, jejuno-cecal)
CARGA HORÁRIA: 18 horas
ATENÇÃO:
- O certificado será emitido apenas para os alunos que completarem a carga horária integral do curso.
- Todos os procedimentos estão de acordo com a RESOLUÇÃO Nº 1000, DE 11 DE MAIO DE 2012, disponível em:http://www.cfmv.org.br/portal/legislacao/resolucoes/resolucao_1000.pdf
Veja mais no site: