Curso Avançado de Cólica Equina com Laparotomias (Módulo II)

Programação

- Protocolos de anestesias, posicionamento e acessos à cavidade abdominal

- Anatomia topográfica (vísceras exterioriáveis, visíveis e palpáveis)

- Exploração sistemática dos segmentos intestinais

- Alterações mais frequentes e tratamento

- Laparotomia no flanco esquerdo (sedação e anestesia local, abertura da cavidade pelo flanco esquerdo proporcionando aos alunos a exploração da cavidade e palpação das estruturas. Exteriorização parcial de jejuno e cólon menor. Fechamento da cavidade)

 

- Laparotomia no flanco direito (sedação e anestesia local, abertura da cavidade pelo flanco direito proporcionando aos alunos a exploração da cavidade e palpação das estruturas. Exteriorização parcial de ceco, jejuno e cólon menor. Fechamento da cavidade)

- Celiotomia pala linha mediana (Realização de anestesia geral. Abertura da cavidade pela linha mediana proporcionando aos alunos a exploração da cavidade e palpação das estruturas. Exteriorização parcial de ceco, íleo, jejuno e cólon menor. Neste momento é feita a eutanásia do animal)

- Colotomia flexura pélvica (Os alunos recebem treinamento para a realização de colotomia na flexura pélvica para esvaziamento do conteúdo, e sutura da colotomia)

- Anastomoses (Os alunos treinam nos segmentos intestinais reservados do animal operado as técnicas de anastomose jejuno-jejunal, jejuno-ileal, jejuno-cecal)

 

CARGA HORÁRIA: 18 horas

ATENÇÃO:

- O certificado será emitido apenas para os alunos que completarem a carga horária integral do curso.

- Todos os procedimentos estão de acordo com a RESOLUÇÃO Nº 1000, DE 11 DE MAIO DE 2012, disponível em: http://www.cfmv.org.br/portal/legislacao/resolucoes/resolucao_1000.pdf

 

Veja maishttp://www.cptcursospresenciais.com.br/cursos/equinos/curso-avancado-de-colica-equina-com-laparotomias-modulo-ii#tab2

Informações Gerais

  • 18/07/2013 à 20/07/2013
  • MG - Viçosa
  • Gratuíto

Localização do Evento