Curso capacita técnicos para enfoque territorial da agricultura familiar

Curso capacita técnicos para enfoque territorial da agricultura familiar

Capacitação realizada pelo IICA e Procisur mostrará como incrementar competitividade da agricultura familiar na cadeia de valor dos alimentos básicos

Como parte das comemorações do Ano Internacional da Agricultura Familiar, o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) e o Programa Cooperativo para o Desenvolvimento Tecnológico Agroalimentário e Agroindustrial do Cone Sul (Procisur) realizarão o curso à distância Agricultura familiar e as estratégias de Desenvolvimento Rural Territorial. As aulas virtuais começam em 14 de julho e seguem até 22 de agosto de 2014.

O público-alvo são técnicos que trabalhem em programas de desenvolvimento rural no Cone Sul, que envolvam a agricultura familiar.

De acordo com Alberto Dib, especialista do IICA no Uruguai e coordenador da iniciativa, “a importância dos agricultores familiares na produção de alimentos básicos e na geração de empregos nas áreas rurais está demonstrada, no entanto, sua relevância para as políticas públicas não tem recebido o devido valor em alguns países”.

Enfoque territorial integra espaços, agentes e políticas

Diante da constatação de Dib, o enfoque territorial de intervenção pública é um componente essencial para a inclusão produtiva dos agricultores familiares, “por ser integrador de espaços, agentes, mercados, programas e políticas públicas”. A capacitação será realizada por renomados painelistas nas modalidade e-learning, a partir da plataforma do escritório de representação do IICA no Uruguai. As vagas são limitadas e serão distribuídas entre os países-membros do IICA na região.

O programa do curso abordará os Aspectos conceituais da agricultura familiar e do desenvolvimento rural territorial, a Caracterização e definição da agricultura familiar no território, Experiências em políticas públicas e programas de apoio à agricultura familiar e as reflexões dos participantes sobre suas próprias experiências.

Adib explica que esta abordagem “reconhece a importância das cadeias de valor para o incremento da competitividade, articuladas ao território em um dimensão multisetorial”. Segundo ele, os objetivos do curso são fomentar o diálogo de aprendizagem que permita aos técnicos entender melhor o conceito e a realidade da agricultura familiar, informarem-se sobre os principais instrumentos disponíveis para as políticas públicas, destacar o papel estratégico para o segmento e trocar experiências inovadoras entre técnicos do Cone Sul.

Informações Gerais

  • 14/08/2014 à 22/08/2014
  • -
    Virtual Curso
  • Gratuíto

Localização do Evento