Curso de Amostragem de Distâncias (DISTANCE SAMPLING)

O conhecimento do tamanho populacional tem um papel fundamental na biologia, ecologia e conservação de populações silvestres. Estimativas do tamanho populacional relativo ou absoluto são utilizadas para o monitoramento do status de conservação de espécies vulneráveis e ameaçadas; para testar hipóteses referentes aos mecanismos ditando dinâmicas e tendências populacionais; e para o desenvolvimento de estratégias de manejo e conservação, entre outras aplicações.

Para muitas espécies, contagens completas não são viáveis, e estimativas de abundância são obtidas utilizando-se métodos baseados em uma amostragem da população de interesse. Atualmente está disponível uma grande variedade de métodos para a obtenção de tais estimativas, sendo que a escolha do método a ser utilizado dependerá de um conjunto de fatores tais como a densidade e as características comportamentais da população a ser amostrada, a extensão geográfica da área de estudo, e os recursos disponíveis para a realização da amostragem. Dentre os métodos disponíveis, a amostragem de distâncias (DISTANCE SAMPLING) se encontra entre as metodologias mais robustas e eficientes, sendo amplamente aplicada a uma grande variedade de grupos taxonômicos.

Considerações sobre desenho amostral no contexto do método também serão apresentadas e discutidas. Exercícios práticos em trilhas da região serão conduzidos, após os quais será realizada a análise dos dados. Durante o curso serão providos dados para as análises, além dos dados coletados durante os exercícios de campo. Também encorajamos os alunos a trazerem dados obtidos através do uso da metodologia de amostragem de distância para realização de análises.

Objetivo: introduzir o participante à teoria da metodologia de amostragem de distâncias (DISTANCE SAMPLING), seus pressupostos e aplicações, bem como capacitar o participante na realização de análises utilizando o programa DISTANCE.

Programação:

- Introdução à teoria da metodologia de amostragem de distâncias (DISTANCE SAMPLING);
- Estimação de abundância - necessidade e aplicações; estimador canônico; transectos por banda (strip transects); contagens de ponto de raio fixo (fixed-width circular plots); transecção linear (line transect sampling); contagem pontual (point transect sampling);
- Viés; precisão; análises - estimando a taxa de encontro, a função de detecção, e o tamanho esperado dos grupos; estimativa da variância;
- Pressupostos e aplicações desta metodologia;
- Exercícios: Estratificação e pós-stratificação; MCDS - estimando a função de detecção; uso do estimador Horvitz-Thompson para obter estimativas de abundância de grupos e indivíduos, e do tamanho esperado dos grupos;
- Amostragem; desenho amostral; métodos e protocolos de campo;
- Análises de dados utilizando o programa DISTANCE.

Carga Horária do Curso:32 horas

Local do Curso:Nazaré Paulista, SP - Sede do IPÊ - Rod. D. Pedro I KM 47 - Bairro do Moinho I

Realização:CBBC - Centro Brasileiro de Biologia da Conservação / IPÊ - Instituto de Pesquisas Ecológicas

Mais informações:
O valor de curso inclui 4 dias de hospedagem, refeições diárias, traslado em horário pré-determinado (Aeroporto de Guarulhos - IPÊ e Rodoviária de Atibaia - IPÊ), material didático e certificado de participação. O CBBC não cobre despesas de viagem.






Informações Gerais

  • 23/03/2015 à 26/03/2015
  • SP - Nazaré Paulista
    Sede do IPÊ, Rod. D. Pedro I, KM 47, Nazaré Paulista - SP (BR).
  • Website do Evento
  • Gratuíto

Localização do Evento