Curso de Análise Fundamental e Introdução à Comercialização da Soja

PROGRAMA:
8:30 - Recepção e entrega do material didático
8:45 - 1º parte - A PRODUÇÃO
* Características gerais - origem e padrão
* O conceito do pro-fat - diferenças nos teores de proteína
* A transgenicidade - argumentos a favor e contra
* O conceito do prêmio
* Importância comercial - diferentes utilizações
* Produção mundial - principais destaques
* Principais produtores - destaques nos EUA, Argentina, China e Paraguai
* Tendências da produção mundial - competitividade com outras oleaginosas
* A produção no Brasil - ciclos, destaques e tendências

2ª parte - A DEMANDA
* Características principais - alimentação animal x humama
* Tendências da demanda mundial - fatores positivos e negativos
* O fluxo do comercio mundial
* Esmagamento x exportação
* Principais exportadores
* Análise, tendências e projeções da oferta e demanda mundial
* Análise, tendências e projeções da oferta e demanda dos EUA, Argentina, China, UE, Paraguai, Brasil
* Os problemas do setor industrial brasileiro
* Distribuição do esmagamento no Brasil - destinos do farelo e óleo
* Características das exportações no Brasil - principais fatores e destinos
* Competitividade dos principais países produtores - análise da lucratividade
10:15 - Coffee break
10:30 - 3ª parte - A COMERCIALIZAÇÃO - O MERCADO FÍSICO
* A análise fundamental e os principais fatores de influência nos preços
* Erros comuns na comercialização pelos produtores
* O fluxo da comercialização no Brasil - elementos e fluxograma
* O sistema de comercialização no Brasil
* O mercado físico de exportação - mercado FOB, CIF e por Resellers
* O mercado físico interno - mercado FOB, CIF e FAS
* O mercado de lotes ou disponível
* O mercado físico para entrega futura - a pré-fixação, a soja a fixar, a soja verde, a troca por insumos, o adiantamento e CPR
12:00 - Almoço livre
13:00 - O MERCADO FUTURO
* O contrato futuros - conceitos
* Hedge - definição, o Hedge de venda e de compra
* Lei do Hedge e Lei da convergência
* Risco de preço
* Objetivos do mercado futuro
* O conceito de base
* O conceito do ajuste diário
* O conceito da margem de garantia
* Principais características dos contratos de soja na Bolsa de Chicago (CBOT) e Bolsa de Mercadorias e Futuros de São Paulo (BM&F)
* Exemplos de operações na CBOT e BM&F
15:00 - Coffee break
15:15 - A FORMAÇÃO DE PREÇOS
* O conceito de preço FOB de exportação
* O tripé de definicação dos preços internos da soja - CBOT, prêmio e câmbio
* A paridade de exportação
* A paridade para fixação de preços futuros
* A margem de esmagamento (crush margin)
16:45 - 4ª parte - RESUMO FINAL DAS TENDÊNCIAS DE MERCADO
17:00 - Encerramento

- É DISTRIBUIDA APOSTILA COM CONTEÚDO INTEGRAL DO CURSO
- TRAZER CALCULADORA

OBJETIVO: O encontro tem como objetivo básico dar subsídios introdutórios, através da analise fundamentalista, ao entendimento do processo de comercialização da soja no Brasil. A abordagem será feita tendo sempre a ótica do mercado, envolvendo as duas pontas do processo, ou seja, a produção e o consumo, destacando os principais pontos de composição da oferta e da demanda a nível mundial e nacional, e sua interpolação com o processo de negociação. A ênfase da apresentação estará centrada nessa parte comercial, visando possibilitar o entendimento dos mecanismos básicos do sistema de comercialização brasileiro, via conhecimento do processo de formação de preços e viabilizando a integração homogênea entre as operações de mercado físico e futuro.

CONSULTOR: FLÁVIO ROBERTO DE FRANÇA JÚNIOR
Economista, Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Paraná. Pós-graduado com tese aprovada com a nota máxima sobre o tema "A Evolução da Soja no Centro-Oeste Brasileiro". Curso de especialização em mercados futuros pela UFPR. Atua há 21 anos em análise agro-econômica e de mercados de commodities, sendo Analista Sênior do Grupo SAFRAS & Mercado, onde é Editor da publicação especializada "SAFRAS & Mercado-SOJA & Grãos". É diretor técnico da área de soja e oleaginosas, fazendo parte da divisão de consultoria do Grupo Safras, com centenas de palestras e cursos de comercialização realizados por todo o país e América Latina.

Informações Gerais

  • 10/12/2008 à 10/12/2008
  • SP - São Paulo
    Auditório CMA - Rua Filadelfo de Azevedo, 712 - Vila Nova Conceição
  • Gratuíto

Localização do Evento