Curso de Anestesias em Pequenos Animais

O treinamento do profissional para a realização de diferentes técnicas de anestesia é condição fundamental para o sucesso do tratamento em pequenos animais.

Nos últimos anos ocorreram vários avanços que proporcionaram melhorias na segurança e na eficácia do processo de anestesia. Tais avanços geraram a necessidade do bom treinamento, além de aumentar a demanda de profissionais especializados na área.

Todos os anestésicos oferecem algum risco e cada animal reage de forma diferente a estes . Desta forma, os agentes anestésicos são preparados de forma individual, sendo específicos para cada animal, variando de acordo com a idade, estado de saúde, condicionamento físico e procedimento a ser efetuado.

Para obter sucesso na realização desta prática, é de suma importância que o profissional tenha o devido conhecimento sobre os fármacos e da fisiologia dos animais, tendo a capacidade de identificar as particularidades existentes.

O curso abordará desde os principais conceitos de fisiologia e farmacologia às mais avançadas técnicas de anestesia, tornando o profissional capaz de realizar os diversos procedimentos.

Objetivo

O curso tem como objetivo propiciar condições aos acadêmicos e profissionais médicos veterinários para o desenvolvimento de competências de anestesiologia veterinária, em procedimentos clínicos e cirúrgicos.

Objetivos específicos:

Analisar e interpretar exames pré-operatórios hematológicos e cardiorrespiratórios para determinar necessidade e condições cirúrgicas.
Sedar e induzir pacientes veterinários; familiarizar com os pré-anestésicos, calcular doses e administrá-los; inserir assepticamente e manter um cateter IV, calcular e administrar fluidos intravenosos e medicamentos, familiarizar com os agentes e técnicas de anestesia local.
Aplicar técnicas de anestesia inalatória; familiarizar com o equipamento, eliminação de resíduos e do potencial de toxicidade humana.
Anestesiar casos emergenciais; reconhecer e tomar medidas para evitar emergências anestésicas.
Monitorar o paciente anestesiado. Isso inclui a manutenção de registros, testes de reflexo, e a utilização dos equipamentos disponíveis como estetoscópio esofágico, o eletrocardiograma, monitores de apneia, etc.
Avaliar paciente no pós-operatório.
Atuar em situações normais e emergenciais, respeitando princípios científicos e bioéticos que pautam a atividade profissional do médico veterinário.

Público Alvo
Médicos veterinários e graduandos de medicina veterinária.

É indispensável a apresentação da carteira do CRMV ou do comprovante de matrícula da Faculdade de Medicina Veterinária


Informações Gerais

  • 07/01/2015 à 09/01/2015
  • MG - Viçosa
    sede administrativa
  • Website do Evento
  • Gratuíto

Localização do Evento