CURSO DE ATUALIZAÇÃO DE PERITOS EM SEGURO AGRÍCOLA

A correta identificação e quantificação de perdas é um desafio para todos os peritos que atuam nas diferentes culturas agrícolas cobertas por apólices de seguros. A atualização e a reciclagem constante para incorporar novas técnicas, regras de contratos e tecnologias, assim melhorando a aferição dos diagnósticos e qualidade dos relatórios apresentados são requisitos importantes na regulação de sinistros agrícolas.
Dessa forma, o objetivo do curso é apresentar as formas de seguros agrícolas existentes, suas respectivas regulações e contratos, capacitando o perito à fazer diagnósticos corretos e quantificar as perdas com a maior precisão possível. Além disso, pretende-se capacitar os alunos quanto à utilização de novas tecnologias (mapas, GPS, imagens de satélite) para a elaboração de relatórios com alto grau de informações.

Público: Profissionais com nível superior, atuantes ou que tenham interesse de ingressar na carreira de perito em seguro agrícola.

As aulas ocorrerão na ESALQ/USP, quinzenalmente as sextas (das 19:00 às 23:00 h) e sábados (das 8:00 às 12:00 h e das 13:00 às 17:00 h), totalizando 12 horas por encontro. No total serão realizados 6 encontros, perfazendo-se uma carga horária de 72 horas, sendo distribuída em 60 horas-aula e 12 horas-atividade (prática).

O curso esta programado para iniciar com uma turma mínima de 20 alunos e máximo de 45 alunos. Os alunos deverão ter curso superior completo, sendo desejável que os mesmos possuam algum conhecimento básico em programas de texto (Word), planilhas (Excel) e Internet (envio e recebimento de mensagens, anexar arquivos).

Será considerado aprovado e receberá um certificado de conclusão de curso emitido pela Universidade de São Paulo o participante que obter aprovação nas disciplinas ministradas, por meio de aplicação de provas, inclusive a prática (nota maior ou igual a 7) e tiver, pelo menos, 85% (oitenta e cinco por cento) de frequência no total das atividades programadas.

O cronograma de aulas é apresentado abaixo, sendo o detalhamento de cada módulo apresentado no anexo. Além da exposição teórica pelo professor, o desenvolvimento dos exercícios em sala será acompanhado por uma pessoa com experiência nos temas abordados.

07 e 08/jun - Introdução ao seguro agrícola
21 e 22/jun - Tipos de seguro agrícola: detalhamento de produtos e coberturas
12 e 13/jul - Eventos climáticos adversos e identificação de sintomas/sinais relacionados
26 e 27/jul - Fiscalização e vistoria: conceituação e aplicação de novas tecnologias
09 e 10/ago - Sinistros: conceitos, formas de regulação e laudos
23 e 24/ago - Atividade prática e Mesa redonda: seguradoras e resseguradoras

COORDENAÇÃO
A realização deste treinamento será responsabilidade do PECEGE - Programa de Educação Continuada em Economia e Gestão de Empresas da ESALQ/USP, sob a coordenação acadêmica do Prof. Dr. Pedro V. Marques.

A coordenação técnica do curso será de responsabilidade do GESER - Gestão em Seguros e Riscos, sob a coordenação do Prof. Dr. Vitor A. Ozaki

O valor do investimento para este treinamento é de R$ 2.400,00 por aluno pagáveis em 4 parcelas mensais de R$ 600,00. Todos recursos serão administrados pela FEALQ (Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz) que emitirá boletos e fará a cobrança das mensalidades.

As inscrições devem ser realizadas por meio do site www.pecege.esalq.usp.br ou pelo telefone (19) 3434-1333. Os candidatos serão selecionados por análise curricular.

CONTATO: Pecege-Esalq/USP - 19 3375 4251, juliavidal@pecege.esalq.usp.br, com Julia Vidal

Informações Gerais

  • 07/06/2013 à 24/08/2013
  • SP - Piracicaba
    ESALQ/USP
  • Gratuíto

Localização do Evento