Curso de Avaliação Andrológica e Congelamento de Semên de Ovinos

Para que sejam alcançados bons índices de gestação em propriedades na ovinocultura ou caprinocultura, seja de corte ou de leite, que utilizem reprodutores em monta natural a campo, é necessária uma avaliação prévia da fertilidade e da capacidade de monta do reprodutor, de forma a se garantir que este esteja apto à reprodução.
A  Avaliação Andrológica, atualmente é o exame mais indicado para estimar a capacidade reprodutiva e é composta pela avaliação física do animal e de seu aparelho reprodutor, bem como pela avaliação das características físicas, morfológicas e microbiológicas do sêmen à fresco.
O Exame Andrológico permite a classificação dos animais quanto a fertilidade, o diagnóstico de patologias reprodutivas do macho e a adequação do número de fêmeas a ser servida por este reprodutor, além de auxiliar na seleção de machos jovens e possibilitar o descarte dos machos subférteis.
No Brasil a utilização da inseminação artificial nas criações de ovinos e caprinos é bastante reduzida, estando ao redor de 1% para ovinos e de 5% para caprinos. Dessa forma, a monta a campo, ainda é usada intensamente, o que ressalta a importância da avaliação e seleção dos machos a serem usados como reprodutores, e da sua contribuição para a eficiência reprodutiva do rebanho.
A criopreservação de sêmen de animais superiores permite a maximização de seu material genético, pelo aumento do número de fêmeas que podem ser inseminadas com um único ejaculado, além de permitir o armazenamento desta material por tempo indeterminado. Esta técnica, associada à Inseminação Artificial, reduz o risco de acidentes e transmissão de doenças reprodutivas decorrentes da monta, facilita a comercialização e o transporte do material genético, além de servir de estoque de material genético em caso de acidente ou morte do reprodutor.

Objetivo
Este curso tem por objetivo capacitar estudantes da medicina veterinária e veterinários já formados, atuantes na área de pequenos ruminantes, a realizarem o exame andrológico e o congelamento de sêmen de ovinos e caprinos, para a orientação do manejo reprodutivo de propriedades rurais e melhora da eficiência reprodutiva.

Público Alvo
Médicos Veterinários e estudantes do curso de Medicina Veterinária. É indispensável a apresentação da carteira do CRMV ou do comprovante de matrícula da Faculdade de Medicina Veterinária.
Verifique o artigo 5º da Lei 5.517/68 que discorre sobre as funções e atividades de competência privativa do médico veterinário.

Contaoto: CPT
Site: www.cptcursospresenciais.com.br/?pagina=series&serie=50&curso=61
Telefone: (31) 3899-8300
E-mail: cursospresenciais@cpt.com.br

Informações Gerais

  • 03/04/2011 à 05/04/2011
  • MG - Viçosa
    Sede Administrativa
  • Gratuíto

Localização do Evento