Curso de Capacitação em Classificação e Análise de Cafés Especiais

Instrutores
-Rosemary Gualberto Fonseca Alvarenga Pereira
-Jorge José Menezes de Assis
Fazenda Monte Alegre
Brazil Specialty Coffee Association
Juri BSCA

Data :12 à 14 de abril

Horário :8h às 18h

Carga Horária :24h

Local :Pólo de Tecnologia em Qualidade de Café - CEPECAFÉ

Objetivo
A produção e comercialização de cafés diferenciados têm se mostrado como um excelente investimento, atendendo consumidores mais exigentes e preocupados com a qualidade e o prazer no momento do consumo.

A demanda pela produção e comercialização de cafés especiais tem aumentado em virtude do reconhecimento e valorização do café brasileiro, principalmente através das campanhas de qualidade e os concursos de qualidade promovidos em níveis nacionais e internacionais, os quais possibilitam a obtenção de uma posição de destaque e uma valorização real deste produto. Neste contexto, dentre as atividades executadas no Pólo de Tecnologia em Qualidade do Café da Universidade Federal de Lavras, tem se destacado os Concursos de Qualidade dos Cafés de Minas em âmbito estadual e os cursos de noções de classificação e degustação de café. Neste contexto, o presente curso vem atender a demanda de degustadores de diversos setores com relação ao treinamento e/ou aperfeiçoamento em classificação de cafés especiais.
O curso visa treinar e capacitar os profissionais ligados de forma direta ou indireta aos setores de classificação comercialização e industrialização do café, no reconhecimento e descrição dos atributos sensoriais de cafés especiais, utilizando técnicas de torração, moagem e preparo apropriados, segundo critérios estabelecidos pela Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA).

Metodologia
Palestras com uso de multimídia, abordando aspectos de qualidade do café e análise sensorial. Dinâmica de classificação quanto à cor, tipo (defeitos), aspectos, forma e tamanho dos grãos. Dinâmica de torração e moagem para a classificação. Treinamento em preparo das infusões para a classificação. Treinamento em degustação dos diferentes padrões de bebida.

Público Alvo
Degustadores treinados em classificação e degustação de café dos diferentes segmentos do agronegócio, como classificadores de empresas cafeeiras, associações, cooperativas, exportadoras, indústrias de torração, autônomos, entre outros.

Informações Gerais

  • 12/04/2007 à 14/04/2007
  • MG - Lavras
    Pólo de Tecnologia em Qualidade de Café - CEPECAFÉ
  • Website do Evento
  • Gratuíto

Localização do Evento