Curso de Classificação e Análise de Grãos

Conteúdo programático:
Introdução ao armazenamento. Amostragem, determinação de umidade e impurezas. Legislação. Padronização. Teoria de classificação. Práticas de classificação – produtos: Arroz, Sorgo, Trigo, Milho, Soja e Feijão.

Importância da Classificação e Análise de Grãos:
A grande questão na comercialização de grãos, tanto no ato da compra como na venda, é saber exatamente o que está sendo comprado ou vendido.
O desconhecimento das características ou padrões de classificação de grãos tem trazido não só prejuízos para compradores e vendedores como também problemas de ordem litigiosas e judiciais.
O Curso de Classificação e Análise de Grãos, oferecido pelo CENTREINAR, tem por objetivo dar ao participante a oportunidade de conhecer as técnicas corretas de coleta de amostras, de determinação de umidade utilizando-se equipamentos padrões e de identificação de “defeitos” e impurezas em amostras de grãos. Além disso, o curso fornece ao participante uma visão a respeito das condições e estruturas de armazenagem de grãos e das exigências de qualidade oficial e de mercado. Tudo é ensinado com base nas novas leis de armazenagem (Lei nº 9973 de 29 de maio de 2000) e da classificação de grãos (Lei nº 9972 de 25 de maio de 2000).
Além da teoria, os participantes terão oportunidade de praticar os procedimentos de classificação de arroz, sorgo, trigo, milho, soja e feijão.
Assim, ao término do curso, o participante estará apto a realizar a análise de grãos dentro da classificação e padrões exigidos tanto pelo mercado consumidor como pelos órgãos oficiais. Entretanto, esse curso não credencia o participante a atuar como Classificador Oficial. Para obter o credenciamento junto ao MAPA é necessário realizar o curso de Formação de Classificadores de Grãos.

Como se inscrever:
Acesse http://www.centreinar.org.br/index.php?var=lista_cursos&id=39

Taxa de Inscrição:
R$500,00 (quinhentos reais). Nesse valor está incluso todo o material didático, a emissão de certificados e o deslocamento interno (do hotel ao local do curso). A hospedagem e alimentação correm por conta do participante.

Forma de pagamento:
O pagamento poderá ser efetuado durante o treinamento (em cheque ou dinheiro) ou através de boleto bancário mediante apresentação de nota fiscal. A nota fiscal, juntamente com o boleto bancário serão entregues ao participante durante o curso.

Informações Gerais

  • 11/08/2008 à 15/08/2008
  • MG - Viçosa
    Campus da Universidade Federal de Viçosa
  • Website do Evento
  • Gratuíto

Localização do Evento