Curso de Ferramentas de Ação Participativa

O profissional atuante na área socioambiental tem sido desafiado a dialogar com o saber local. dentre algumas atividades importantes, deve se habilitar a coletar informações e processá-las, considerando a percepção ambiental da população que viva na área de interesse. Bem como deve promover a mobilização para elaboração de projetos, avaliação de propostas e monitoramento de ações.


Dentro de uma abordagem que considera a participação local no trabalho com o tema ambiental, foi criada uma série de ferramentas de ação a fim de aumentar a eficácia dessas atividades de campo e facilitar o diálogo entre saberes e perspectivas diferentes.

Ao técnico é necessário o desenvolvimento das competências para identificar em que cenário algumas desssas ferramentas se aplicam e quais são aplicáveis conforme a necessidade de cada fase do trabalho.

Este curso introdutório tem um caráter reflexivo, para discernimento do cenário, e prático, para a aplicação das ferramentas.

Ele tem como objetivo enriquecer a capacidade de análise de cenários socioambientais, com conceitos e ferramentas, de modo que o profissional possa planejar o enfoque da participação social em projeto, programas e conselhos voltados à conservação ambiental e desenvolvimento local sustentável.

Público-alvo: Gestores de projetos com comunidades, integrantes de equipes de instituições públicas profissionais que pretendem trabalhar de forma participativa, pesquisadores, estudantes e demais interessados no assunto.

Carga Horária do Curso: 24 Horas

Realização:
CBBC - Centro Brasileiro de Biologia da Conservação / IPÊ - Instituto de Pesquisas Ecológicas

Orientador
Marcos Affonso Ortiz Gomes
Historiador e sociólogo, é consultor autônomo e associado em projetos governamentais, não-governamentais e empresariais em abordagens participativas de planejamento, gestão e avaliação. Recentemente orientou o planejamento do diagnóstico participativo da pesca em projeto desenvolvido pelo IPÊ na região do Parque Nacional do Superagui/PR e colaborador da ESCAS.
-É associado da PARTICIPE - Associação Brasileira para Promoção da Participação, instituição que trabalha para o aprimoramento dos mecanismos e instrumentos da participação e para a profissionalização na aplicação dos mesmos.
-Facilitador de diálogo e regulação de conflitos em formulação e avaliação de políticas públicas locais e regionais.
-Criador de métodos de aprendizagem de adultos.
-Apóia ações socioambientais, de desenvolvimento humano e de sustentabilidade em organizações e projetos de diversos fins.
-Doutor em Sociologia pela Universidade de Münster/RFA (93).
www.facilitadordegrupos.com.br

Programação:
- Interpretação de cenários para abordagem do saber local/tradicional e desenho dos processos de participação em iniciativas socioambientais e de educação ambiental;
- Colocação do objetivo. Da informação a Parceria;
- Ferramentas diagnósticas da área social: caraceterizações socioeconômica, organizacional, institucional e de conflitos.
- Princípios das ações básicas de mobilização;
- Ferramentas multiusos de avaliação e monitoria.

Mais informações:
*O valor de curso inclui 3 dias de hospedagem, refeições diárias, traslado em horário pré-determinado (Aeroporto de Guarulhos - IPÊ e Rodoviária de Atibaia - IPÊ), material didático e certificado de participação. O CBBC não cobre despesas de viagem.




Informações Gerais

  • 23/01/2015 à 25/01/2015
  • SP - Nazaré Paulista
    Sede do IPÊ - Rod. D. Pedro I KM 47 - Bairro do Moinho I
  • Website do Evento
  • Gratuíto

Localização do Evento