CI

Portfólio para aumentar a produtividade de soja e milho na Showtec

Portfólio em sementes e biotecnologia, proteção de cultivos, tecnologias e serviços digitais atraem os produtores


Foto: Marcel Oliveira

Portfólio completo em sementes e biotecnologia, proteção de cultivos, tecnologias e serviços digitais atraem os produtores que visitam o estande da Bayer

Dados da Federação da Agricultura e Pecuária do Mato Grosso do Sul apontam que, na safra 2019/2020, o Estado deve superar os 9 milhões de toneladas de soja produzidas, o que representa um aumento de 12,57% em relação ao volume do ano passado. Além disso, a região Centro-Oeste apresenta a maior participação sobre o total produzido no Brasil em três das quatro principais culturas agrícolas do País, sendo elas: soja (54,3 milhões de toneladas), milho (52,8 milhões de toneladas) e algodão (5 milhões de toneladas).

Para discutir os desafios da região, a cidade de Maracaju (MS) abriga a Showtec 2020, um dos principais eventos do calendário agrícola brasileiro, que reúne produtores rurais e empresas. Com o intuito de contribuir com a evolução e crescimento dos produtores rurais, a Bayer apresenta as soluções em sementes e biotecnologia, proteção de cultivos, tecnologias e serviços digitais para os principais cultivos da região.

"Nos últimos cinco anos, o Mato Grosso do Sul se desenvolveu muito na agricultura, e, agora, o Estado passa por uma transição, na qual o milho safrinha passa a ter um alto nível de produtividade. Isso foi conquistado, na verdade, porque o agricultor sul-mato-grossense ampliou o uso de novas tecnologias. Por conta deste cenário, a Bayer está apresentando no Showtec 2020, através das marcas Dekalb, Agroeste e Agroceres, híbridos com biotecnologia e com alto potencial produtivo, que oferecem ao produtor rural a possibilidade de aproveitar este bom momento da commodity", comenta Fabio Roberto, gerente de estratégia de milho safrinha da Bayer.

Portfólio completo

Um dos destaques será o espaço dedicado ao fungicida Fox® Xpro, recomendado para a prevenção de doenças que causam danos à lavoura de soja. Neste ambiente, os visitantes poderão participar de uma ação com óculos 3D, que simula a cabine de um pulverizador e de onde é possível entender os benefícios da aplicação do produto. Importante ressaltar que o Fox® Xpro possui três ingredientes ativos - Trifloxistrobina, Protioconazol e Bixafem, a nova carboxamida exclusiva da empresa - que possibilitam ação tríplice em doenças como ferrugem da soja, mancha alvo, mofo branco, entre outras. A fórmula atua nas diferentes fases do ciclo de vida do fungo e proporciona mais sanidade das plantas. Dessa forma, a lavoura apresenta folhas mais sadias e verdes, o que poderá proporcionar maior potencial produtivo. Após a interação, será possível tirar dúvidas com especialistas.

Biotecnologia e sementes

Ainda para esta edição do Showtec, a marca Monsoy, que é líder de mercado na comercialização de soja, destaca as seguintes variedades: a M6210 IPRO, que é reconhecida por sua estabilidade, excelente engalhamento, sanidade foliar e potencial produtivo, além de sua precocidade, que a torna uma ótima opção para a segunda safra. Apresenta também a M6410 IPRO, que chama a atenção por seu potencial produtivo e ampla adaptação geográfica, alta estabilidade e excelente sanidade foliar. Devido ao seu ciclo precoce, esta variedade também é uma boa opção para a segunda safra.

Outra cultivar é a M5947 IPRO, que apresenta ciclo precoce e alto potencial produtivo. Esta planta tem excelente sanidade foliar e arquitetura de plantas, além de ter ótimo engalhamento e ampla adaptação geográfica. As três cultivares apresentadas possuem a tecnologia INTACTA RR2 PRO®, que protege a planta contra o ataque das principais lagartas da cultura da soja, além de ser tolerante ao herbicida glifosato.

Durante o evento, os produtores estão conhecendo as variedades específicas para o plantio de refúgio, importante técnica de Manejo Integrado de Pragas (MIP), que ajuda na proteção e nos cuidados dos benefícios proporcionados pela biotecnologia.

Soja Agroeste™

Já a marca Agroeste™ apresenta as seguintes variedades de soja: AS3610 IPRO, que apresenta alto potencial produtivo, ótima sanidade foliar e ciclo superprecoce, que possibilita o plantio antecipado. É uma excelente opção para quem planta a safrinha de milho. E a AS3590 IPRO, que tem alto potencial produtivo, aliado à proteção contra as principais lagartas da cultura da soja. A cultivar apresenta ótima sanidade foliar e excelente visual de plantas, além de ser resistente à fitóftora.

Para os agricultores que plantam outras culturas durante a safra, a AS3730 IPRO é uma ótima opção, pois ela possibilita o plantio antecipado e de outras culturas, como safrinha de milho, sorgo e algodão. É uma variedade com ciclo superprecoce, amplitude de plantio e ampla adaptação geográfica. A AS3680 IPRO também é uma cultivar de ciclo superprecoce, que pode ser utilizada por quem planta outras culturas, e destaca-se por seu alto potencial produtivo e engalhamento.

Milho

Outra novidade, apresentada em primeira mão durante o evento, é a tecnologia em milho Trecepta®. Ela confere à planta proteção contra pragas da parte aérea como: a lagarta-do-cartucho (Spodoptera frugiperda), broca-do-colmo (Diatraea saccharalis), lagarta-da-espiga (Helicoverpa zea), lagarta-elasmo (Elasmopalpus lignosellus) e lagarta-rosca (Agrotis ípsilon). Além da proteção contra insetos, a biotecnologia também confere tolerância ao herbicida Roundup®. O Trecepta está previsto para ser lançado no país em 2021.

Milho Agroeste™

Além disso, a empresa apresenta os principais híbridos indicados para a região disponibilizados pela marca Agroeste™. Entre os destaques está o lançamento do AS1844 PRO3, que tem como principais características: precocidade, sanidade foliar e produtividade para a safrinha. Outra novidade é o híbrido AS1770 PRO3, super precoce, que permite explorar melhor a janela de plantio. Ainda na seção de lançamentos, um dos diferenciais é o AS1850 PRO3, híbrido precoce, que oferece qualidade de grãos com excelente sanidade e que tem ótimo perfil defensivo para doenças foliares, principalmente para Mancha Branca.

Nas lavouras experimentais da Agroeste™ no Showtec 2020 é possível ver o híbrido AS1777 PRO3 que, devido à superprecocidade, tem excelente produtividade e altíssima qualidade de grão. O híbrido AS1633 PRO3, que é precoce, tem alta sanidade foliar para as principais doenças tropicais, também estará em exposição na feira. Este híbrido conta com a tecnologia VT PRO3®, que protege a raiz do milho contra o ataque da Diabrotica speciosa (conhecida como larva-alfinete). A praga fica escondida sob o solo e se alimenta das raízes do milho, diminuindo a capacidade de absorção de água e nutrientes, reduzindo o potencial produtivo da lavoura.

Dekalb®

No Showtec 2020, a Dekalb® está lançando o híbrido DKB360 PRO3®, que tem ciclo precoce e qualidade de grãos com alta produtividade para a safrinha. Outro destaque da marca para a feira é o híbrido DKB255 PRO3®, que oferece excelente resposta ao uso de tecnologia (população, fungicida, fertilidade de solo, entre outras) e altíssimo potencial de teto produtivo para os melhores ambientes, devido à sua genética.

Outras novidades da marca para a feira são: o híbrido DKB290 PRO3® que também tem ciclo precoce e alto potencial produtivo. A planta tem excelente sanidade de grãos, boa textura e coloração, além de ter dupla aptidão para silagem. E o DKB265 PRO3®, que é um superprecoce que desafia os limites de produtividade, pois tem alta uniformidade de espiga, excelente arranque inicial (crescimento rápido e vigoroso após o nascimento), alto potencial de teto produtivo e amplitude de plantio. A planta caracteriza-se por ter um bom porte e por suas espigas de grãos profundos e pesados.

Todos os híbridos de Dekalb® mencionados acima contêm a tecnologia VT PRO3®, a primeira que auxilia na proteção da raiz do milho contra os ataques da Diabrotica speciosa (larva-alfinete) e na proteção até a espiga contra os ataques de lagartas da parte aérea da planta, além de ser tolerante ao glifosato e proporcionar flexibilidade no manejo de plantas daninhas.

Sementes Agroceres

A Sementes Agroceres leva ao Showtec 2020 três híbridos de milho, entre eles, destaca-se o lançamento AG8065 PRO3®, que tem excelente sanidade, precocidade e sistema radicular. Além disso, é indicado para o controle da cigarrinha (uma das principais pragas da região). Os outros dois híbridos são: o AG8480 PRO3®, que apresenta ciclo precoce com um excelente conjunto de produtividade, sanidade foliar com ótimo perfil defensivo para as principais doenças da safrinha e alta qualidade de grãos. E o AG8780 PRO3®, híbrido bastante conhecido dos produtores da região, cujas principais características são: alto teto produtivo, qualidade de grão e precocidade. Este híbrido é ideal para agricultores que buscam performance consistente. Além do elevado peso de grãos e alto potencial produtivo, é adequado para abertura de plantio da safrinha.

Todos os híbridos possuem a tecnologia VT PRO3®, a primeira que auxilia na proteção da raiz do milho, evitando os ataques de lagartas como Diabrotica speciosa (larva-alfinete) e na proteção até a espiga contra os ataques de lagartas aéreas, além de ser tolerante ao glifosato e proporcionar flexibilidade no manejo de plantas daninhas.

RefúgioMax®

Importante ressaltar que a Bayer mostra sua marca de híbridos RefúgioMax®, primeira de sementes exclusiva para o plantio de refúgio de milho. Lançada em 2016, ela reforça a importância da adoção de refúgio para preservar os benefícios da tecnologia Bt, prática estimulada pela Bayer. Para isso, RefúgioMax® oferece sementes de milho não-Bt de alto potencial produtivo. São cinco híbridos destinados às diferentes regiões do Brasil, que proporcionam grande amplitude de plantio, visando longevidade das tecnologias Bt e sustentabilidade da atividade agrícola. A aquisição de sementes RefúgioMax® pode ser feita por meio de parceiros comerciais das marcas Dekalb®, Sementes Agroceres® e Agroeste™.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.