Curso de Primeiros Socorros em Equinos

Programação

- O ambiente em que vive o cavalo: Estrutura Básica Haras/Hípica/Manége

- Aprendendo os sinais vitais

- Aproximação e Contenção Segura do Animal

- Como mensurar a temperatura, frequência cardíaca, movimentos respiratórios, colorações das mucosas, pulso, etc.

- Alterações dos parâmetros básicos e suas consequências

- Materiais e equipamentos indispensáveis

- Estruturas de apoio que sempre são úteis

- O aluno será capacitado a todas as ações de enfermagem nos cavalos, como:

- Aplicar injeções, cateter, fluidoterapia, bandagens, técnicas de imobilização, aplicação de medicamentos oculares, etc.

- A anatomia, fisiologia e as patologias serão todas exemplificadas durante as aulas teóricas com programas 3D e na prática com a auscultação direta no cavalo, assim o aluno estará apto a diferenciar as causas mais comuns das cólicas abdominais no equino.

- Neste tópico, o aluno será capaz de agir nos casos emergenciais como as hemorragias pulmonares, insuficiências respiratórias e também identificar as causas mais comuns de infecções nas vias aéreas superiores e inferiores.

- Um dos tópicos mais importantes do curso, pois os cavalos apresentam-se muito suscetíveis a ferimentos e fraturas, e ao contrário do que a maioria pensa, muitas delas podem ser resolvidas sem o sacrifício do animal. Sendo assim, o segredo encontra-se no primeiro atendimento! E isso estará ao alcance dos alunos de forma prática!

- A parte circulatória por vezes é atingida por traumas diversos, e dependendo da região afetada, isso pode levar o animal à morte. O que fazer?

- Os alunos serão capacitados a estancar as hemorragias e/ou serem capazes de agir de forma a minimizar o sangramento até a chegada do veterinário!

- Os cavalos são atletas por natureza. Porém, as várias lesões musculares são causas de graves patologias que podem levar o animal a morte em 12 horas. O aluno identificará as possíveis patologias para que as ações emergenciais sejam rapidamente executadas e a recuperação favorável.

- O aluno será apresentado às espécies mais comumente causadoras de acidentes, sendo capaz de identifica-las e através dos sintomas , quais possíveis causadoras do trauma e os princípios da terapia.

- A famosa Bambeira, a Raiva, e outras afecções nervosas serão discutidas, bem como as prevenções e ações terapêuticas iniciais.

- Desde os sinais vitais da égua prenha, o parto e nascimento, aos cuidados com o potro serão exemplificados, assim os alunos estarão aptos a resolverem a maioria das emergências neonatais.

Introdução
- Como Diferenciar o Animal Saudável do Animal Doente
- Estrutura para os Primeiros Socorros
- Enfermagem veterinária
- Desordens Gastrointestinais
- Problemas Respiratórios
- Fraturas e Feridas
- Hemorragias
- Afecções musculares
- Acidentes ofídicos
- Afecções Nervosas
- Emergências Neonatais

CARGA HORÁRIA: 27 horas


Informações Gerais

  • 19/01/2015 à 20/01/2015
  • MG - Viçosa
    Unidade de Ensino CPT Cursos Presenciais
  • Website do Evento
  • Gratuíto

Localização do Evento