Curso de Produção de Milho no Sistema de Plantio Direto

O Plantio Direto compreende um conjunto de técnicas integradas que visam melhorar as condições ambientais (água-solo-clima) para explorar da melhor forma possível o potencial genético de produção das culturas (Primavesi, 2000). Respeitando os três requisitos mínimos - não revolvimento do solo, rotação de culturas e uso de culturas de cobertura para formação de palhada, associada ao manejo integrado de pragas, doenças e plantas daninhas.
Estima-se hoje que, no Brasil, cerca de 12 milhões de hectares estejam em sistema de plantio direto, uma vez que o sistema passou a ser utilizado em culturas perenes, na cana de açúcar, na recuperação de pastagens por meio da rotação entre lavouras e pastagens, no reflorestamento, na fruticultura, na olericultura. Destaca-se como importante alternativa para a economia de operações manuais, de tração animal, tratorizadas ou aéreas. Dessa forma, fica evidente sua universalidade e abrangência, ensejando sua escolha como o mais potente instrumento a ser fomentado no manejo racional das bacias hidrográficas.
A cultura de milho, num programa de rotação cultural, oferece vantagens adicionais, pela maior produção e manutenção de restos culturais (palhada) na superfície do solo. Dados experimentais mostram que o milho produz duas vezes mais matéria seca por hectare do que a aveia, quatro vezes mais do que o trigo e seis vezes mais do que a soja. Sendo assim, para falar de plantio direto temos que relacionar a cultura do milho.
A falta de qualificação dos profissionais fez com que alguns produtores tivessem perdas ao adotar o sistema de plantio direto, pois utilizaram técnicas agrícolas incorretas. Com isso esse curso contribuirá para sanar qualquer tipo de dificuldade que ainda exista.

Objetivo

Capacitar profissionais para o manejo adequado do milho no sistema de plantio direto (SPD). Apresentando técnicas mais modernas de cultivo, ensinando como praticar os princípios do manejo integrado de pragas, doenças e plantas daninhas.
Mostrar as vantagens desse sistema para diversos cultivos, bem como seus benefícios ambientais.
Qualificar os estudantes com aulas práticas de regulagens de plantadeiras, pulverizadores e tecnologias de aplicação de defensivos.

Público Alvo
Produtores rurais, administradores rurais, trabalhadores rurais, técnicos e estudantes de cursos de ciências agrárias.

Informações
Contato: CPT Cursos Presenciais
Site: www.cptcursospresenciais.com.br/?pagina=series&serie=12&curso=9
Telefone: (031) 3899-8300
E-mail: cursospresenciais@cpt.com.br

Informações Gerais

  • 01/07/2011 à 03/07/2011
  • MG - Viçosa
    Rua Padre Serafim, 50/101
  • Gratuíto

Localização do Evento