CI

Iniciativa vai apresentar sistema de controle de gafanhotos

Um seminário que acontece no dia 16 de dezembro vai compartilhar os avanços do programa


Foto: Pixabay

O ressurgimento dos gafanhotos preocupa a Região Sul pela voracidade e prejuízos às lavouras e pastagens. Uma parceria entre o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) e  Comitê de Sanidade Vegetal do Cone Sul (COSAVE) verificou a situação e estratégias para fortalecer a capacidade de resposta a emergências.

Essa parceria gerou a Ação de Cooperação Técnica em Inteligência Fitossanitária Prospectiva com o objetivo de contribuir para melhorar a capacidade da Região Sul de avaliar as situações, levar decisões, antecipar e gerenciar emergências fitossanitárias.

Um dos principais componentes do ACT foi a geração de um Sistema de Monitoramento Regional, Gestão e Alertas de Gafanhotos, construídos em colaboração com os países da região para formar uma ferramenta de acordo com suas necessidades. O objetivo geral do projeto piloto era contribuir com os processos de avaliação de risco e tomada de decisão em relação à praga, por meio da inovação e incorporação de tecnologia em um sistema regional de emissão de alertas e avisos antecipados.

Um seminário que acontece no dia 16 de dezembro vai compartilhar os avanços do programa. O evento vai ocorrer em Assunção, Brasília, Buenos Aires, Montevidéu e Santiago do Chile, La Paz, Lima e Costa Rica, e será transmitido virtualmente neste link

Veja a programação:

11:00 hs* - Hora de Asunción, Brasilia, Buenos Aires, Montevideo y Santiago de Chile.

Abertura. Caio Rocha, Representante do IICA na Argentina e coordenador regional,  Josué Carrasco, Presidente do COSAVE. Federico Villarreal, Diretor de Cooperação Técnica do IICA.

11:15 hs Objetivo do Seminário. Lourdes Fonalleras Especialista SAIA IICA. Héctor Medina Coordenador do Piloto, Coordenador Geral de Emergências e Contingências, e Chefe do Programa Gafanhotos do Senasa Argentina

11:30 hs Apresentação e Demonstração do Sistema Regional de Monitoramento, Gestão e Alertas para gafanhotos. Héctor Medina.

12:00 hs Perguntas.

12:10 hs Potencial uso da ferramente em outros problemas fitosanitarios. Ing. Agr. Héctor Medina.

12:20 hs Painel “Contribuições do Sistema Regional de Alerta para Gafanhotos para o fortalecimento da região”. Panelistas CD COSAVE: Diego Quiroga Senasa Argentina, Placido Condorí SENASAG Bolivia, Carlos Goulart MAPA Brasil, Rodrigo Astete SAG Chile, Ernesto Galliani SENAVE Paraguay, Josue Carrasco SENASA Peru e Leonardo Olivera DGSSAA Uruguai. Moderação: Héctor Medina e Federico Bert. Asessor principal do IICA, con foco especial em Agricultura Digital.

13:00 hs Encerramento. Ana Marisa Cordero, Gerente Programa SAIA, IICA. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.