Curso de rédeas, embocaduras e controle do cavalo

Montar um cavalo requer do cavaleiro um mínimo de técnica e habilidades que façam com que este momento seja divertido, agradável, relaxante e, acima de tudo, seguro para cavalos e cavaleiros.

Estas técnicas e habilidades servem para todas as formas de utilização do cavalo. Para os cavaleiros que desejam competir em qualquer modalidade ou para as pessoas que desejam passear com seus cavalos, saber como controlar, solicitar e executar alguns exercícios é fundamental para que se tenha sucesso montado a cavalo.

Neste curso, iremos praticar exercícios simples de equitação, baseados na experiência do Centro de Treinamento da UC, e principalmente, baseados nas experiências positivas e negativas que as pessoas vivem com seus cavalos. São exercícios que geram para o cavalo um maior sentimento de confiança e respeito pelo cavaleiro, e, para o cavaleiro, novas técnicas e novas abordagens para as situações do dia a dia. São exercícios fáceis e descomplicados.Acima de tudo, são seguros e simples de serem executados, mas demandam de concentração, persistência e disciplina por parte dos cavaleiros.

"Rédeas" é um termo, um nome que pode dar 2 ideias:
1. A modalidade Rédeas, modalidade western, que visa mostrar o controle, a calma e a qualidade sendo o cavaleiro e o cavalo julgados pelos juízes;
2.Estar com o cavalo sob as rédeas, que significa ter o cavalo sob o comando total do cavaleiro, sob controle e principalmente seguro nas ações solicitadas pelo cavaleiro;

Neste curso iremos trabalhar a seguinte programação:

Dia 1: manhã
-Equipamentos utilizados: embocaduras, selas e equipamentos auxiliares
-Preparação do cavalo: a importância da escovação e da manutenção correta dos equipamentos
-Como selar seu cavalo corretamente, como colocar a embocadura corretamente
-Conformação e partes importantes dos cavalos
-Biomecânica do movimento e como o cavalo aplica os movimentos quando montado.
-Exercício 1: como montar corretamente no cavalo, como ensinar seu cavalo a ser montado sem sair andando

Dia 1: tarde
-Escovação e preparação dos cavalos
-Aplicação do exercício 1
-Exercício 2: aquecimento do cavalo para qualquer finalidade
-Exercício 3: flexão de nuca e pescoço visando o controle do cavalo
-Exercício 4: trabalho de chão e montados, visando o deslocamento, desengajamento e reunião dos posteriores do cavalo: círculos, serpentinas, figuras e manobras de engajamento de posteriores.
-Exercício 5: desengajamento dos anteriores e spin

Dia 2: manhã
-Exercício 6: controle de velocidade e direção - círculos e mudanças de mão visando o controle do cavalo.
-Exercício 7: parada com uma rédea, esbarro
-Exercício 8: retidão e recuo
-Exercício 9: variação de velocidade

Dia 2: tarde
-Exercício 10: galope e partida nos pés corretos, controle de velocidade e variação de andaduras
-Pista desafio (opcional)

Não é necessária experiência prévia ou mesmo cavalos para este curso.

Sugerimos fortemente que os alunos tragam seus animais (com exame de AIE e mormo negativo dentro do prazo de validade - cavalos sem exames serão impedidos de entrar na UC), desta maneira melhorando o relacionamento com eles e levando para casa uma continuidade do trabalho feito na UC ou utilizar um animal da UC, mediante a disponibilidade de animais.

Além disso, como em todos os cursos da UC, as dúvidas e experiências particulares dos alunos são sempre muito bem vindas, que desta maneira todos aprendem mais e trocam informações e experiências. Desta maneira o curso se torna mais rico em assuntos que às vezes não estão no programa original, mas que debatemos e tiramos as duvidas dos alunos.

Informações Gerais

  • 14/06/2014 à 15/06/2014
  • SP - Sorocaba
    Universidade do cavalo
  • Website do Evento
  • Gratuíto

Localização do Evento